Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Secretaria Municipal da Mulher Realiza “apitaço” em Defesa a Não Violência à Mulher em Tocantinópolis

Data do post: 21/10/2014 20:44:23 - Visualizações: (947)

Em mais uma ação de enfrentamento à violência às mulheres, a Prefeitura de Tocantinópolis por meio da Secretaria Municipal da Mulher realizou na manhã da última quinta-feira, (16), uma caminhada e um “apitaço” na principal avenida da cidade.

Foto: Dirceu Leno / Ascom prefeitura de TocantinopolisO ato que teve a parceria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) foi em alusão ao “Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher”.

A ação é uma forma de colocar em pauta um assunto que está presente na vida de muitas famílias brasileiras. Engajada nesta luta, a Secretaria da Mulher e outros órgãos de proteção social tem enfrentado diariamente esses atos de violência contra à mulher.

A data tem como objetivo incentivar a reflexão dos altos índices de violência contra a mulher e fortalecer essa luta. No Brasil, as brasileiras e estrangeiras contam com a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, mantida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

Segundo a secretária da Mulher, Clemilda Borges, essas iniciativas promovem certo interesse e incentivo às mulheres a denunciarem os atos de violência. "Todas as mulheres devem aderir a esta causa e sempre procurar os órgãos de proteção e fazer a denúncia, pois qualquer cidadão pode denunciar, caso presencie uma mulher sofrendo violência”, destacou.

Outro fator importante levantado pela Secretária foi a criação da Lei 11.340/ 2006 que protege as mulheres da violência doméstica e familiar. “A Lei Maria da Penha assegura os direitos das mulheres, é uma Lei que garante a todas os direitos e medidas de proteção”. frisou Clemilda.

Instituída em 1980, a data de 10 de outubro tornou-se o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. A data ficou marcada em função do movimento iniciado em São Paulo, quando mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal para protestar contra o aumento dos crimes de gênero em todo o país. Desde então, o dia 10 de outubro faz parte do calendário das celebrações femininas no Brasil.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Tocantinópolis