Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

PROERD da 5ª CIPM Forma Mais Cinco Turmas nas Cidades de Angico Ananás Aguiarnópolis Palmeiras e Tocantinópolis

Data do post: 27/09/2014 00:02:16 - Visualizações: (968)

(5ª CIPM) – Nos das 26 e 28 de agosto, 11, 12 e 23 de setembro, foram realizadas as cerimônias de formatura das turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD, respectivamente nas cidades de Angico (1ª Turma), Ananás (1ª Turma), Tocantinópolis (14ª Turma), Aguiarnópolis/TO (4ª turma) e Palmeiras do Tocantins (1ª Turma).

Foto: Dirceu Leno / Ascom prefeitura de TocantinopolisAs solenidades contaram com a participação de diversas autoridades e personalidades da área de circunscrição da 5ª Companhia, representando os diversos órgãos que compõem a rede de apoio à infância e à juventude na região.

Durante as solenidades 655 alunos receberam o certificado de conclusão do curso PROERD de 14 escolas das redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino, sendo que desse total 40 ganharam variada premiação, por terem tido suas redações classificadas entre as melhores produzidas em sala de aula, como parte das atividades dos três meses de curso.

As autoridades do Estado e dos Municípios que estiveram prestigiando a diplomação dos formandos deste segundo semestre de 2014, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do Programa que muito tem contribuído para a formação do caráter e para a elevação do sentimento de amor próprio, de respeito consigo mesmo e com a sociedade, bem como de assunção da responsabilidade por parte da juventude do nosso Estado de se manter longe das drogas e da violência.Foto: Dirceu Leno / Ascom prefeitura de Tocantinopolis

O PROERD é um programa eminentemente preventivo, aplicado pela Polícia Militar, que trabalha em parceria com as escolas e o Poder Público Municipal, e prioriza o atendimento às crianças entre 9 e 12 anos, com ênfase àquelas que estejam cursando o 5º ano do Ensino Fundamental.

O curso tem duração de 11 semanas, durante um semestre letivo, sendo ministrada uma aula por semana. Os instrutores PROERD são policiais militares fardados, que contam com o auxílio das Cartilhas PROERD e a participação dos professores e gestores das escolas em que atuam.

Atualmente a 5ª CIPM conta com quatro instrutores PROERD. O Programa foi implantado em Tocantinópolis no ano de 2005, formando naquele ano, em sua primeira e segunda turmas, 608 alunos. De sua implantação até a presente data já foram realizadas 23 formaturas nas cidades que compõem a área de circunscrição da 5ª CIPM, perfazendo um total de 6.650 crianças e adolescentes e 87 pais certificados com o diploma PROERD.

Fonte: Ascom/PM-TO