Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Palestras, Apresentações, Oficinas, Educação Social e Ambiental Marcam o Encerramento da 4ª Semana do Bebê de Tocantinópolis

Data do post: 01/09/2014 22:05:28 - Visualizações: (1005)

Com o tema “Eu e Meu Município crescendo Juntos”, no período de 27 a 29 de agosto, a Prefeitura de Tocantinópolis por meio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social realizaram a 4ª Semana do Bebê.

Foto: Dirceu LenoO evento contou com palestras de profissionais das áreas da saúde, educação e meio ambiente, onde enfatizou a conscientização sobre a exploração e abuso sexual, campanha contra o racismo e o bullying, além de oficinas orientando as mães, gestantes e comunidade com dicas e ações que visam apoiar os valores na primeira infância.

O evento por ser realizado anualmente, é uma estratégia de mobilização social que tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças prioridade na agenda da administração municipal. Essa é a quarta edição realizada pelo município e conta com a participação das escolas municipais e estaduais, postos de saúde, Hospital Municipal, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), todas as secretarias municipais, comunidade dentre outros órgãos.

Foto: Dirceu LenoDurante a 4ª Semana do Bebê, a primeira criança a nascer na semana comemorativa teve a cerificação de ser chamado de “Bebê Prefeito”, que por ocasião, veio a nascer no dia 25 de agosto, às 17h05, a indígena Kelcimara Dias Almeida Apinajé, pesando 3.860 kg e com 51 cm de tamanho. O nascimento do “Bebê Prefeito” foi comemorado com muita alegria, principalmente por ser da etnia Apinajé que posteriormente foi recepcionado pelos secretários e funcionários da Prefeitura Municipal.

A abertura do evento aconteceu na última quarta-feira, 27, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Onde teve a participação especial da aluna Gabriela, que emocionou a plateia com lindas músicas sacras. Logo na sequência a cirurgiã dentista Drª. Andreia Val Ramalho Pinheiro abordou vários assuntos e temas relacionados à saúde bucal do bebê e da gestante, bem como os cuidados com os dentes desde a gestação, para que a criança recém-nascida possa ter uma boa higienização bucal desde a primeira infância, destacando como ter alimentação saudável, para que esta não venha a prejudicar futuramente os dentes e nem a boca da criança.

Foto: Dirceu LenoEm continuidade, a nutricionista Ludimilla Cardoso Ferré fez uma palestra sobre nutrição e alimentação saudável na infância e adolescência. Frisou que para ter um corpo cheio de vida e saúde é necessário que a pessoa faça pelo menos três refeições ao dia, comendo sempre alimentos saudáveis e fazer atividades físicas, pois o indivíduo alimentando-se mal desde sua infância e não praticando nenhuma atividade física, futuramente terá grandes chances de desenvolver uma doença associada à má alimentação.

No período da tarde houve uma belíssima apresentação das alunas da Escola Estadual Professora Aldenora Alves Correia, sob a orientação do professor Wellyngton Mota. Na sequência a enfermeira Marisa Consuelo Fontinelle expôs vários assuntos relacionados ao Pré-Natal, cartão da gestante, assistência neonatal, DST’s e consultas subsequentes. Segundo a palestrante, a gestação deve ser acompanhada frequentemente e ter muita atenção ao andamento da gravidez.

Foto: Dirceu LenoEm seguida a enfermeira do Hospital Municipal José Sabóia, Poliana Castro Torres explicou sobre os benefícios e incentivo ao parto normal, bem como os índices das parturientes que optam pelo parto normal. A palestrante relatou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde está inserida na Rede Cegonha e que trabalha com o Plano de Parto, onde a equipe do município acompanha a mãe desde o início da gestação até o momento do nascimento do bebê.

Para finalizar as atividades do dia, a pediatra Drª. Luciana Puppio fez uma apresentação sobre os abusos sexuais infantis, dos quais o público presente pôde perceber que infelizmente as nossas crianças ainda estão à mercê de tais atos violentos, que por sua vez não estão muitos distantes da nossa realidade.

Foto: Dirceu LenoJá na manhã do dia 29, a servidora do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Viviana Locatelli explanou vários assuntos relacionados às questões do meio ambiente e as consequências da não preservação do mesmo. Pela tarde foram desenvolvidas as oficinas de Compostagem na Escola Municipal Vovó Balbina e na UFT houve a oficina de língua indígena, ministrada pelo professor Júlio Apinajé, onde teve a participação de diversos educadores e comunidade em geral.

No encerramento, ocorrido no dia 29, as psicólogas Mirian Bertoldo e Natália Sousa debateram sobre os cuidados que os pais ou responsáveis devem ter com os filhos desde a primeira infância. Que na ocasião os ouvintes tiveram a oportunidade de esclarecer assuntos de grande relevância que envolve o convívio familiar e sociedade como um todo. Pela tarde as alunas do 6º ano da Escola Estadual XV de Novembro fizeram uma apresentação especial e logo na sequência a equipe de Saúde do Polo Indígena fez uma explicação das ações e os cuidados que a SESAI vem realizando em parceria com a Prefeitura Municipal nas aldeias de Tocantinópolis.

Foto: Dirceu LenoDestacaram que os trabalhos realizados em assistência aos indígenas decorrem de assistência médica às mães e às crianças, onde o médio e a equipe de enfermagem visitam as famílias em suas próprias aldeias, para cuidar e ao mesmo tempo tratar e medicar os pacientes que por ventura estiverem doentes ou necessitando de alguma intervenção médica.

Explicaram que os atendimentos com consultas e medicação são ofertados em todas as aldeias do município, onde os profissionais acompanham preventivamente os moradores, tendo como foco a prevenção e o cuidado com a classe atendida, que por sua vez recebem e aceitam os trabalhos de imunização e medicação oferecidos pelos agentes. Os indígenas também são atendidos com consultas odontológicas em suas residências, onde havendo casos que requeiram um atendimento mais especializado, os pacientes são encaminhados aos postos de saúde das Aldeias Mariazinha ou São José.

Foto: Dirceu LenoPara finalizar as palestras de cunho explicativo e participativo, a 4ª Semana do Bebê teve a participação ilustre do magistrado Dr. Arióstenes Guimarães Vieira, o qual abordou sobre o tema racismo ambiental, que por sua vez retrata das injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre as etnias e populações mais vulneráveis. Explicou ainda como fazer a desconstrução do racismo ambiental, do qual é produto do consumo desacerbado que o país vem enfrentando nos dias de hoje. Destacou que a população necessita de uma cidadania inclusiva que aproxime os sujeitos para que estes reconstruam novos saberes dos quais possam exercer o princípio da cidadania de forma eficaz e que cotidianamente façam prevalecer esses conjuntos de valores. Desta forma, a população poderá obter novas ferramentas de saberes que possam transformar a cidade com ações educativas, participativas e inovadoras pensando na preservação ambiental e inclusão social.

Para finalizar a 4ª Semana do Bebê de Tocantinópolis, dezenas de pessoas fizeram uma caminhada pelas ruas da cidade até o Espaço da Juventude, onde lá as Secretarias envolvidas ofertaram oficina de arte e pintura infantil, artesanato para mulheres e sorteio de brindes para as mães. Pula-pula, algodão doce e pipoca fizeram a alegria das crianças que marcaram presença em mais esta importante ação social promovida pela Prefeitura de Tocantinópolis.

Foto: Dirceu Leno

 

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura