Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Conselho de Meio Ambiente Aprova a Função de Gestor de Unidade de Conservação

Data do post: 27/08/2014 22:33:28 - Visualizações: (482)

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou nesta quarta-feira, 27, a recomendação para a criação da função de Gestor de Unidade de Conservação (UC) no âmbito do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Fotos de unidades de conservação: crédito Fernando AlvesO objetivo é melhorar a qualificação dos profissionais que estão à frente da gestão das unidades e, consequentemente, contribuir para a manutenção da biodiversidade no Estado.

Segundo Rubens Brito, diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a medida é importante para estruturar melhor as equipes que vão gerenciar as UC’s tocantinenses. “Com gestores mais qualificados e estimulados, é possível obter maior eficiência na administração das equipes que trabalham nas unidades”, afirma.

A recomendação do Coema define atribuições, perfil e critérios para a seleção e designação de gestor de UC. Dentre elas estão a formação ou especialização na área ambiental e disponibilidade para residir na unidade ou municípios vizinhos. Também determina o exercício mínino de três anos na mesma unidade de lotação.

Enquanto o cargo não for criado pela Secretaria de Administração, o Coema propõe que a função seja exercida por profissional de nível superior do quadro efetivo do Estado ou do quadro funcional do Naturatins. “Como a criação definitiva do cargo demanda tempo e projeto de lei específico aprovado pela Assembleia Legislativa, optamos por essa medida em caráter mais emergencial para fortalecer a gestão das unidades”, esclarece Brito.

Fonte: Gabriela Glória – Ascom/Semades