Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Com Atuação das Diretorias Regionais, Estado Oferta Educação Diferenciada nos 139 Municípios

Data do post: 31/07/2014 12:16:24 - Visualizações: (651)

Considerando a diversidade cultural e socioeconômica do Tocantins, o governo do Estado, por meio das suas 13 Diretorias Regionais de Gestão e Formação (DRGFs) da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), oferece ensino diferenciado que atende à realidade das cerca de 500 unidades escolares estaduais, nos 139 municípios tocantinenses.

Foto: Marcio Vieira /ATNDe acordo com a diretora de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Malu Macedo, a atuação das DRGF´s é de fundamental importância na aproximação do Estado com os municípios. "As Diretorias Regionais são as representantes diretas da Seduc no município. Lá, ela intervém, propõe, sugere e monitora", ressaltou.

Ainda segundo Malu, as DRGF´s implementam as ações da Secretaria de Estado da Educação e Cultura conforme as necessidades de cada escola. "As Diretorias são responsáveis por identificar os meios para chegar a todas as escolas, seja utilizando as redes e principalmente indo às escolas, de forma que cada unidade escolar possa estar mais próxima da Secretária", apontou.

Atuação

A atuação das Diretorias Regionais de Gestão e Formação nas escolas acontece de forma que as possíveis dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem sejam superadas. A técnica do Censo Escolar do município de Gurupí, Gislaine Teixeira, explica como ocorrem às intervenções das Diretorias. "Nosso trabalho é focado nos índices, como aprovação, reprovação e, posterior a esses levantamentos, entra em ação a equipe pedagógica, que realiza planos de intervenção de acordo com a realidade de cada escola", disse.

Um exemplo das diversidades culturais e socioeconômicas está na DRGF de Miracema, que conta com 30 escolas indígenas, como explica a assessora de Formação da Regional, Silvia Parente. "Uma particularidade das demais regionais é o atendimento que prestamos à etnia Xerente, que é uma educação diferenciada, que tem uma estrutura curricular diferente das escolas urbanas", destacou.  

Fonte: Cláudio Paixão/ATN