Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Criança na Bahia Morre Engasgada com Próprio Dente Após Extração

Data do post: 30/07/2014 19:39:51 - Visualizações: (1138)

'Foi uma fatalidade e a criança aspirou o dente', diz coordenador de saúde. Situação ocorreu no município de Ubaitaba, a 380 km de Salvador.

 (Foto: Jacson Cristiano/Ubaitaba Urgente)Uma menina de quatro anos morreu após engasgar com o próprio dente, extraído durante um procedimento odontógico, no município de Ubaitaba, a 380 km de Salvador.

Em contato nesta quarta-feira (30), o coordenador de saúde bucal do município, Frederico Monteiro, informou que uma dentista da cidade estava extraindo o dente da criança, quando o mesmo escorregou do alicate e caiu na boca da menina. Com isso, ela engoliu o dente e acabou engasgando. A situação ocorreu na manhã de terça-feira (29) e o corpo da criança foi enterrado na manhã desta quarta-feira.

"Todos os pacientes gostam dela da dentista, nunca houve relato negativo por parte de quem é atendido por ela. Foi uma fatalidade, a criança estava um pouco agitada e aspirou o dente. A mãe estava na sala, pois não fazemos procedimentos com crianças sem a presença dos pais. As primeiras manobras foram feitas no local pois temos um Posto de Atenção Básica PSF, mas em seguida encaminhamos ela para um hospital de Itabuna", explicou Monteiro. Segundo ele, a família da menina está inconsolável, mas não culpa a dentista, pois a mesma já tinha atendido a criança outras três vezes.

O coordenador não informou quais as medidas serão tomadas sobre a atividade profissional da dentista, mas ela deve ficar afastava porque está grávida e, após saber da morte da criança, entrou em estado de choque. Ainda segundo o coordenador, a profissional já havia trabalhado no posto há quatro anos e estava substituindo outra dentista há dois meses.

Segundo o assessor administrativo da Secretaria de Saúde do município, Augusto Menezes, o setor jurídico da secretaria ainda vai averiguar se foi um erro profissional. Em contato com a delegacia da cidade, o escrivão da unidade policial informou que até as 14h50 desta quarta-feira a família da criança não havia prestado queixa sobre a situação.

Fonte: G1 BA