Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Mais de 276 Mil Já se Inscreveram no Sisutec; Prazo Termina Nesta Sexta (25)

Data do post: 25/07/2014 04:46:23 - Visualizações: (794)

Até as 19h desta quinta, sistema registrava 276,2 mil candidatos. Sisutec do meio do ano oferece 289 mil vagas em cursos técnicos.

imagem da internetA edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) recebeu inscrição de 276 mil candidatos até as 19h desta quinta-feira (24), segundo balanço parcial divulgado pelo Ministério da Eduação. Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 desta sexta (25), pelo site www.sisutec.mec.gov.br. Neste processo seletivo são oferecidas 289.341 vagas para cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e privadas.

Como cada candidato pode se inscrever em até duas opções, o número de inscrições é maior, e passou de 528 mil às 19h desta quinta. O estado com o maior número de candidatos até a noite desta quinta é Minas Gerais, com 48.779 inscritos, seguido da Bahia, com 45.545 inscritos, e Rio de Janeiro, com 43.221 participantes. Já o curso mais procurado era técnico em segurança do trabalho, com 74.423 inscrições.

No total, 247.888 vagas são oferecidas em instituições privadas (IES e escolas técnicas); 10.457 em escolhas públicas (institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais e escolas estaduais e municipais) e 30.996 no Sistema S (Senai e Senac).

Segundo o MEC, 85% das vagas do Sisutec são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 de julho e da segunda chamada no em 5 de agosto. O início das aulas ocorre entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro.

Principais cursos

Haverá vagas para o Sisutec em todos os estados brasileiros, sendo que a maior parte está concentrada em São Paulo (79.274 vagas), em Minas Gerais (40.112) e no Rio Grande do Sul (20.527).

Os principais cursos técnicos ofertados nesta edição, segundo informou o MEC, são técnico em logística (40.712 vagas), em segurança do trabalho (29.397), em enfermagem (25.557), em informática (21.819) e em edificações (9.171).

Veja os cursos oferecidos no Sisutec do meio do ano:

Técnico em logística

Técnico em segurança do trabalho

Técnico em enfermagem

Técnico em informática

Técnico em edificações

Técnico em radiologia

Técnico em eletrotécnica

Técnico em redes de computadores

Técnico em massoterapia

Técnico em meio ambiente

Técnico em mecânica

Técnico em informática para internet

Técnico em gerência de saúde

Técnico em computação gráfica

Técnico em estética

Técnico em programação de jogos digitais

Técnico em farmácia

Técnico em análises clínicas

Técnico em eletrônica

Técnico em cuidados de idosos

Técnico em química

Técnico em manutenção e suporte em informática

Técnico em desenho de construção civil

Técnico em nutrição e dietética

Sobre o sistema

O Sisutec reúne vagas para cursos de ensino técnico tanto na rede pública quanto na privada. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação.

Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

Além disso, metade dessas vagas serão reservadas para alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Mas, para ocupar uma dessas vagas, não é permitido que o aluno continue matriculado em outro curso técnico de nível médio ou superior, ou curso de graduação, em instituições públicas ou privadas como bolsista.

O Sisutec tem um modelo parecido ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado pelo MEC para selecionar alunos para vagas em cursos de graduação. Pela internet, os estudantes que fizeram o Enem usam seus dados do exame (número de inscrição e senha) para se inscreverem no sistema. Lá, poderão escolher até duas opções de cursos, dentro das modalidades de concorrência (ampla concorrência ou pelas cotas).

Fonte: G1