Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Aos 75 anos, Pedagogo recém-Formado quer Ajudar na Formação de Cidadãos

Data do post: 15/04/2014 11:59:31 - Visualizações: (931)

Aos 75 anos, Jurandir Teixeira Miranda se forma no próximo dia 25 no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Fotos: Rodrigo Mamédio Após 40 anos distante dos estudos, ele voltou para a sala de aula em 2007 no campus de Miracema, a 78 km de Palmas, e comemora agora a realização de um sonho.

O pedagogo bem preparado é o principal formador de bons cidadãos; e é isto que busco ser: um formador de bons cidadãos”, afirma o recém-formado, explicando o porquê de ter optado pela Pedagogia.

De fala mansa e determinação exemplar, Seu Jurandir, como é mais conhecido, diz que a vontade de sair da estática acadêmica veio durante um dia de trabalho na Biblioteca Municipal de Miracema, onde atua como assistente administrativo. “Na biblioteca, eu vejo todo tipo de gente entrando e saindo de lá, procurando livros para aprender mais sobre as coisas. Um dia me deu um estalo e eu pensei: ‘isto é tão bonito; eu preciso aprender mais também; me desenvolver na vida.’ A partir deste dia, conquistei o meu certificado do ensino médio pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos) e prestei vestibular para a UFT (Universidade Federal do Tocantins)”, conta.

Ainda de acordo com o Jurandir, a simpatia pelo curso logo virou amor à medida que os períodos iam passando, o que o levou a admirar ainda mais a carreira escolhida. “Ai de nós se não fosse a Pedagogia. Ela é importantíssima no preparo dos homens de bem; todo médico ou advogado, psicólogo ou qualquer outro profissional deve muito do que é aos pedagogos, que estudam muito e se preparam para preparar as pessoas para serem melhores no futuro”, destaca.

Rede estadual como inspiração

Com a formatura da turma prevista para o próximo dia 25 de abril, Jurandir revela que encontrou no Colégio Estadual Tocantins, em Miracema, a inspiração para compor o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): As condições de autonomia da prática docente numa escola pública estadual de Miracema do Tocantins. “Eu escolhi esta abordagem porque conheço o Colégio Tocantins, que, na minha opinião, é o melhor de Miracema, oferecendo ensino público de qualidade com práticas pedagógicas muito positivas, afirma.

Os estudos sobre o assunto devem continuar. Seu Jurandir quer agora fazer mestrado na área e se aprofundar no universo acadêmico da Pedagogia. “A Pedagogia tem me feito muito bem e eu tenho consciência de que todos precisam de bons exemplos para acreditar que um futuro melhor é possível; e, independendo da idade, nós podemos criar este futuro melhor”, conclui.

Fonte: Marcus Mesquita / Ascom Seduc