Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Corpo de Bombeiros Fecha 2015 com Balanço Positivo e Investimentos na Qualificação Profissional

Data do post: 30/12/2015 19:23:58 - Visualizações: (1332)

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, com auxílio do governo do Estado, fecha 2015 com um balanço positivo. Entre eles o reconhecimento ao trabalho desempenhado pelos bombeiros com a promoção esperada a mais de cinco anos, a realização de cursos de formação e a aquisição de bens. 

Ascom/BOMBEIROSCom os recursos disponibilizadas os bombeiros conseguiram realizar até o dia 29 de dezembro em todo o Tocantins mais de 14.522 atendimentos

“Ao longo dos anos os bombeiros têm oferecido a população serviços mais especializados. Hoje, diferente do que a maioria pensa, os bombeiros não atuam somente na área de combate a incêndio, o maior número de atendimentos está nas ocorrências de natureza clínica. Quero agradecer a sociedade que acredita no trabalho desenvolvido por esta instituição e a cada bombeiro militar que não mede esforços para manter nosso lema vivo: ‘Vidas Alheias Riquezas Salvar’”, destacou o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins, coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas.

Solenidade Militar

Um terço de todo o efetivo militar do Corpo de Bombeiro do Tocantins, 235 oficiais e praças, foram promovidos. As promoções cumprem os critérios de antiguidade e merecimento, conforme a lei nº 2.665 de 18 de dezembro de 2012. Foram promovidos um a 1º tenente; 22 a capitães; 24 a major; seis a tenente-coronel; 87 a 3º sargento; 44 a 2º sargento; 13 a 1º sargento; e 38 a subtenente. O momento representou o resgate da dignidade e da trajetória de lutas e conquistas dos bombeiros.

Operacional

Em 2014 os atendimentos ficaram na casa dos 13.300 contra 14.522 em 2015.  Na área operacional, o maior número registrado foi de atendimentos pré-hospitalares. Em 2015 os bombeiros em todo o Estado receberam mais de 7,2 mil chamados, em primeiro lugar ficou as emergências clínicas, com 3.405 ocorrências. No ano anterior o número foi de 3.174. Em segundo lugar estão os acidentes de trânsito saindo de 2.306 atendimentos em 2014 para 2.400 em 2015.

O combate a incêndios representou 1.205 chamados em 2015 o número cresceu 11% com relação ao ano anterior que registrou 1.088 atendimentos. A maior parte aconteceu em áreas de vegetação. Os bombeiros se deslocaram 810 vezes para apagar incêndios dessa natureza.

No campo de busca e salvamento foram atendidos 1.892 chamados contra 1.753 registrados no ano anterior. Entre as ocorrências estão afogamentos com e sem vítimas fatais, resgate de cadáver, busca de pessoas, resgate e captura de animais, controle de insetos entre outras.

No setor de atividades preventivas foram mais de 3.400 ocorrências em entre elas palestras, visitas preventivas, exercícios simulados, concentração de público e orientação aos banhistas em praias do Estado.

Qualificação Profissional, Protege Tocantins e Senabom

Ascom/BOMBEIROSEm 2015 os bombeiros tiveram a oportunidade por meio do governo do Estado, de realizar diversos cursos que estavam parados a mais de quatro anos, entre eles o de Perícia de Incêndio, Análise e Vistorias, Salvamento Veicular, Salvamento em Altura, Busca com Cães, entre outros.

Pela primeira vez o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins realizou simultaneamente dentro do Protege Tocantins, três eventos, para discutir estratégias de atuação de defesa civil, políticas nacionais de bombeiro, protocolos, apresentar novos equipamentos, técnicas de trabalho e oferecer capacitação aos bombeiros do estado.

Dentro da programação do evento realizado em setembro, ocorreram o I Fórum Estadual de Redução de Riscos de Desastres com ênfase em prevenção e combate aos incêndios florestais, o I Simpósio Estadual de Bombeiros do Tocantins e a Reunião Extraordinária da LIGABOM.

Pela primeira vez na história da Corporação se reuniram mais de 70% dos bombeiros de todo o Estado. Foram realizadas palestras, debates e mostras tecnológicas de produtos. O objetivo foi oferecer capacitação nas áreas de prevenção, preparação e resposta rápida no serviço operacional.

O os bombeiros também tiveram destaque no Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM) realizado em novembro em Goiânia, com a maior delegação presente no evento. Mais de 60 bombeiros viajaram para o evento, com direito a transporte, hospedagem e alimentação. O SENABOM é considerado o maior e mais conceituado evento de prevenção e combate a incêndio do País.

Bombeiros em Ação

O projeto nasceu em 2015 e já registrou a marca de mais de 5,5 mil atendimentos nas três edições realizadas. Foram atendidas as comunidades do setor Taquari em Palmas, Luzimangues em Porto Nacional e Gurupi. O objetivo do Bombeiros em Ação é levar cidadania, lazer, esporte, e ações sociais para a comunidade.

O projeto é também uma forma que o Corpo de Bombeiros encontrou para agradecer a sociedade pelo alto Índice de Confiança Social (ICS) depositado na corporação. Os bombeiros ocupam a primeira posição na pesquisa desde 2009 quando o IBOPE iniciou a análise e segue no topo do ranking com uma das maiores evoluções na confiança da população, saindo de 73 em 2014 para 81 pontos em 2015.

Aquisição de equipamentos

O ano também contabilizou investimentos na casa de R$ 1.214.496,45 para aquisição de equipamentos destinados ao atendimento da população. Os valores foram provenientes de recursos próprios, convênios e doações. Entre as aquisições estão uma lancha de 18 pés e dois caminhões de combate a incêndio. Também foram construídos o galpão para o Centro de Manutenção de viaturas e equipamentos do CBMTO e a Academia de Atividades Esportivas destinada aos bombeiros.

Fonte: Ascom/BOMBEIROS