Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

No Bico do Papagaio, Tocantinópolis, Darcinópolis e Angico Já Registram Casos de Microcefalia

Data do post: 29/12/2015 16:36:05 - Visualizações: (3644)

No Tocantins, já foram registrados 49 casos, segundo a Sesau são 11 a mais que o ultimo levantamento. O número de municípios tocantinenses com o registro da doença também subiu de 21 para 24.

Foto DivulgaçãoDos casos registrados anteriormente, apenas Angico e Darcinópolis na Região do Bico do Papagaio tinham casos confirmados, mas, com a nova atualização, Tocantinópolis passou a integrar o grupo de cidades tocantinense com registros de casos de microcefalia.

Segundo a Sesau, as cidades com registros de casos da doença são: Almas, Angico, Aragominas, Araguaína, Brejinho de Nazaré, Centenário, Colinas do Tocantins, Darcinópolis, Dianópolis, Divinópolis do Tocantins, Formoso do Araguaia, Goiatins, Lagoa do Tocantins, Natividade, Nova Olinda, Novo Acordo, Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, Tocantínia, Tocantinópolis e Wanderlândia. A secretaria não divulgou o número de casos por município.

A Sesau informou que os casos ainda estão sob investigação, aguardando resultados de exames laboratoriais. Para confirmar a relação da microcefalia com o zika vírus são realizados exames laboratoriais (sangue, liquor cefalorraquidiano e urina) e de imagens.

Os casos de microcefalia podem estar relacionados com o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Contudo, até o momento, ainda não há confirmação de que os casos de microcefalia registrados no Estado estejam relacionados ao vírus.

A Doença

A microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Nesse caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, ou seja, igual ou inferior a 32 cm. Essa malformação congênita pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como substâncias químicas e agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação.

Fonte: Com Informações do Jornal do Tocantins