Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Projeto Inspetor Júnior da Adapec é Lançado em Palmas

Data do post: 07/12/2015 14:56:20 - Visualizações: (570)

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) lançou na manhã desta segunda-feira, 7 , o Projeto Inspetor Júnior, na Escola de Tempo Integral Vila União, em Palmas.

ADAPECNa oportunidade, os alunos do 6º ao 9º ano participaram de palestra sobre “A Importância de Consumir Produtos Inspecionados” e, em seguida, produziram cartazes sobre o tema, onde os vencedores ajudaram a promover uma blitz educativa aos demais alunos da escola com a distribuição de folders do Projeto e do Serviço de Inspeção Estadual.

Entre os principais assuntos abordados estão: abate clandestino, a diferença de um produto inspecionado para um produto clandestino, os riscos de alimentos contaminados à saúde e as principais enfermidades que podem ser adquiridas, a exemplo da salmonelose, brucelose, teníase, tuberculose e botulismo. “As crianças assimilam o conteúdo e levam as informações para os pais, promovendo conscientização e mudanças de atitude, que é o nosso objetivo”, destacou a gerente do Serviço de Inspeção Animal da Adapec, Joseanne Cademartori Lins.

ADAPECPara o aluno do 9º ano do ensino fundamental, Marcos Vinicius, de 14 anos, observar os selos de inspeção é uma novidade porque nunca tinha reparado na embalagem do produto. “A partir de agora quando eu for a um supermercado prestarei mais atenção no rótulo dos alimentos”, declarou. A aluna, Bianca Chaves, complementou. “Aprendi que olhar a data de validade, ver a embalagem para observar se não foi adulterada e manter os produtos armazenados em temperatura recomendadas evita adquirir doenças”.

Nesta terça-feira, 8, o projeto será apresentando na Escola de Tempo Integral Dom Pedro II, em Porto Nacional, e no dia 9, no Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão, no município de Guaraí. “Nosso objetivo é abranger futuramente outros municípios do Estado com o projeto e preparar cada vez mais multiplicadores de informações visando à saúde da população”, enfatizou o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

O Programa é parte do convênio entre governo do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Fonte: ADAPEC