Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Servidores da Segurança Pública Aderem a Campanha do Laço Branco

Data do post: 07/12/2015 14:45:42 - Visualizações: (595)

Com o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, foi lançada oficialmente na manhã desta segunda-feira, 07, a Campanha do Laço Branco.

Agentes da Polícia Civil e Policia Cientifica, além de oficiais da Policia Militar (PM) e efetivos da Secretaria da Defesa e Proteção Social (Sedeps) fizeram a troca do laço branco, que simboliza o início da campanha com os profissionais da segurança pública do Estado, no auditório do Quartel do Comando Geral da PM.

Secretaria de Segurança Pública-TOPara o subsecretário da Segurança Pública (SSP), Abzair Antonio Paniago, que palestrou sobre a história da campanha, o primeiro momento é dar conhecimento a muitos homens que não fazem ideia do que é a ação. “Depois de conhecer seu conceito e contexto histórico, podemos buscar o comprometimento dos homens. Por isso falamos em consciência e compromisso em não tolerar qualquer tipo de violência contra a mulher”, destaca do subsecretário.

O segundo momento da cerimônia foi a troca de laços, onde um homem  troca o laço com outro, simbolizando o compromisso efetivo na defesa da não violência contra as mulheres.  Para secretária de Defesa de Proteção Social, Gleyde Braga, a ocasião é importante por envolver homens que trabalham com a segurança pública. “Esta ação nos mostra que a segurança pública do Estado também está compromissada no combate a violência contra a mulher. Por obrigação, nós mulheres temos que nos defender, mas ter os homens fazendo isso é fantástico”, afirma.

A troca do laço branco faz parte da campanha Quem Ama Abraça, realizada no Tocantins pelo Governo do Estado, por meio de diversas pastas e com a parceria de várias instituições estaduais. A campanha traz diversas ações de mobilização com foco na sociedade em geral, para o debate e a superação das diferentes formas de violência contra as mulheres.

Secretaria de Segurança Pública-TOCampanha do Laço Branco

A campanha surgiu a partir de um triste episódio que aconteceu no dia 6 de dezembro de 1989, em Monteral, Canadá. Um jovem de 25 anos invadiu uma sala de aula e ordenou que os homens se retirassem, permanecendo apenas as mulheres. Ele começou a atirar enfurecidamente e assassinou a queima roupa as 14 mulheres presentes, em seguida, se matou.

O assassino deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino. O crime mobilizou a opinião pública de todo o país. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência. (Com informações www.lacobranco.org.br)

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO