Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

PM Forma Terceira Turma do Curso de Intervenção Rápida Ostensiva

Data do post: 04/12/2015 15:23:17 - Visualizações: (849)

A Polícia Militar do Tocantins realizou na manhã desta quinta-feira (3) a formatura da terceira turma do Curso de Intervenção Rápida Ostensiva (III CIRO) - Turma 3º Sargento Irisberto Pereira dos Santos.

Ascom PMTOO momento foi marcado também pela assinatura do termo de entrega de 45 coletes balísticos e 45 pistolas .40, que foram adquiridos através de doação por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, como legado por terem sido colocados à disposição policiais militares tocantinenses durante evento da copa do mundo 2014, realizada no Brasil.

A solenidade de formatura aconteceu no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG) e contou com as presenças de autoridades militares e civis, convidados e familiares dos formandos. Pela terceira vez, o senhor Túlio Jorge Chegury, foi o padrinho dos formandos. Ele disse se sentir muito honrado pelo convite, falou de sua admiração pelo trabalho dos “Cavaleiros de aço” e elogiou a PM, em especial o capitão Bollentini, “ por conduzir tão bem o curso”, disse.

O curso iniciou no último dia 2 do mês de outubro, com duração de 500 horas aulas, contemplando 14 disciplinas e estágio supervisionado, como doutrina do GIRO, oficina básica e avançada de tiro, Ascom PMTOcontrole de distúrbios civis e tecnologia de menor potencial ofensivo, gerenciamento de crises, pilotagem rápida e defensiva, batedor e escolta motociclística, dentre outras.

Ao todo foram 40 policiais matriculados, porém só 28 conseguiram concluir o curso. Destes, 23 são da Polícia Militar do Tocantins e 5 pertencem às coirmãs dos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

O CIRO teve como objetivo capacitar policiais militares para o emprego em patrulhamento tático operacional com motocicletas, a fim de exercerem uma pilotagem rápida e arrojada na busca pelo Ascom PMTOcombate à criminalidade.

Como primeiro ato da solenidade teve a apresentação da Guarda de Honra ao Comando Geral, feita pelo Capitão Guiomar Regino Dias Magalhães. Os formandos se apresentaram em 14 motocicletas. O coordenador do curso, Capitão Gustavo Bollentini de Araújo Machado fez a apresentação da turma ao Comando Geral, em seguida a Banda de Música da PM tocou o Hino Nacional acompanhada pelo público e continuaram as atividades.

O orador da turma, Capitão Vilson Rodrigues Júnior, falou que durante a jornada eles colocaram à prova a capacidade de superação, aprenderam a avançar por caminhos intransponíveis e a superar trilhas estreitas e difíceis. O capitão ainda disse que durante o período formaram um pelotão de Ascom PMTOchoque, foram empregados nos Jogos dos Povos Indígenas e na Greve dos Caminhoneiros em Colinas do Tocantins. No Estágio Supervisionado recuperaram dois veículos furtados, prenderam em flagrante autores de roubo e recuperaram objetos roubados, e isto lhes fez sentir que os ensinamentos dos instrutores e monitores valeram a pena.

O comandante geral, Coronel Glauber de Oliveira Santos, destacou que a Polícia Militar do Tocantins está se tornando cada vez maior e mais respeitada no âmbito nacional. “Prova disso são os concluintes oriundos dos estados de Rondônia (2), Mato Grosso do Sul (1) e Maranhão (2), a quem fazemos especial deferência pela desenvoltura durante as atividades do curso. Estamos certos de que o intercâmbio é uma excelente maneira de alcançarmos melhores resultados na atuação contra a criminalidade”, afirmou.

Fonte: Ascom PMTO