Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Presidente do TJTO Encerra Oficinas do Programa de Preparação Para Aposentadoria

Data do post: 27/11/2015 18:31:07 - Visualizações: (614)

O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes, participou, na manhã desta sexta-feira (27/11), do encerramento da terceira oficina do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) do Poder Judiciário em 2015.

CECOM/TJTOEm sua companhia, estava a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Cezarinete Angelim, que considerou inovadora a iniciativa e extremamente importante para magistrados e servidores. “Afinal de contas”, disse ela, “a vida não termina com a aposentadoria. Ainda mais quando a expectativa de vida no Brasil estendeu-se para 75 anos. Ao nos aposentar apenas começamos um novo caminho”.

As oficinas se encerraram em clima de muita participação, alegria e emoção. “Perdeu quem não veio participar”, disse Edimário Oliveira Maciel, servidor da Comarca de Gurupi. A servidora Maria Iolene, da Comarca de Filadélfia, recitou um poema de sua autoria relatando a experiência de conhecer novas pessoas, a interação entre elas e o esclarecimento que a oficina trouxe para todos os participantes, que foram unânimes em concordar com suas colocações. Em nome de todos os presentes, Edilene agradeceu ao presidente Ronaldo Eurípedes pela implantação do PPA para magistrados e servidores do Poder Judiciário tocantinense.

O presidente do TJTO disse que em nenhum momento teve dúvidas em apoiar o programa, quando o projeto lhe foi apresentado pela Diretoria de Gestão de Pessoas. “Desde o primeiro momento”, falou o CECOM/TJTOdesembargador Ronaldo Eurípedes, “vislumbrei a grandiosidade do programa, tanto é que deve constar como ação permanente do Poder Judiciário do Tocantins. Acredito que seria interessante até mesmo a participação de servidores em início de carreira, para construírem o futuro com segurança e tranquilidade”.

Representando a Polícia Militar, convidada pelo TJTO para participar da oficina, a Major PM Andréia Nogueira, assistente social, elogiou a iniciativa do Tribunal, considerou altamente positiva a experiência e se colocou à disposição para troca de informações entre o Poder Judiciário e a instituição.

Juliana Alencar, diretora de Gestão de Pessoas, agradeceu a equipe gestora do projeto, os magistrados e servidores que acreditaram no programa e participaram das oficinas, aos professores, e à confiança do presidente do Tribunal de Justiça, que lhe deu carta branca para implantação da ideia.

O programa foi lançado no último dia 19 de agosto, no auditório do Tribunal, com a palestra “Aposentadoria – Momento de rever prioridades”, ministrada pelo professor doutor José Carlos Zanelli com a presença de servidores do Poder Judiciário e também de outras instituições convidadas.

Temas abordados na oficina

CECOM/TJTOAposentadoria, saúde e qualidade de vida. Aposentadoria, trabalho e longevidade. Aposentadoria e Ócio Qualificado. Reconfigurando o ócio. Projeto de vida: novos tempos, novos rumos.

Previdência e Direitos Sociais. Previdência Social e o Mundo do Trabalho (a reconfiguração do sentido do trabalho para quem vai se aposentar). Previdência Social e aposentadoria no serviço público. Direitos sociais e legislação (Estatuto do Idoso, parentesco, casamento e sucessão testamentária). Diferentes regras de aposentadoria do servidor estatutário.

Projetando o Futuro. Planejamento Financeiro e Empreendedorismo. Participação Social e Cidadania. Relações familiares e aposentadoria: um novo tempo.

Fonte: CECOM/TJTO