Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec e PRF Realizam Operação de Combate ao Trânsito Irregular de Vegetais na BR-153

Data do post: 27/11/2015 18:04:10 - Visualizações: (584)

Encerrou na noite desta quinta-feira, 26, uma operação conjunta entre a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins e a Polícia Rodoviária Federal, para o combate ao trânsito irregular de produtos vegetais na BR-153.

ADAPECA ação iniciou na semana passada nos municípios de Araguaína, Guaraí, Paraíso do Tocantins e Gurupi e resultou na abordagem de 1.500 veículos e emissão de 16 multas e apreensão de 150 mudas de citrus (frutas cítricas) e 200 quilos de sementes.

Segundo o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o objetivo da operação é evitar o trânsito irregular de vegetais e de produtos agrotóxicos contrabandeados, bem como conscientizar os motoristas sobre a forma correta de transporte destes produtos, visando resguardar a qualidade dos mesmos na entrada e saída no Estado.

O gerente de Avaliação, Alex Sandro Arruda Farias relatou que as principais irregularidades encontradas foram: transporte inadequado de agrotóxicos em vans e ônibus; transporte de agrotóxicos sem a documentação exigida (nota fiscal, receituário agronômico e ficha de emergência); documentação para trânsito de agrotóxicos incompleta (não constar na nota fiscal o local de devolução das embalagens vazias do produto); trânsito de produtos com restrição fitossanitária sem a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV); e trânsito de sementes sem a identificação, rotulo e embalagens inadequadas para o transporte e comercialização. Além das multas os produtos foram apreendidos e destruídos.

Segundo Alex Sandro Arruda, a operação foi positiva, pois possibilitou a realização de um trabalho de educação sanitária junto aos condutores. “Esse trabalho foi de grande importância para o combate ao trânsito irregular de produtos vegetais e agrotóxicos, e também porque permitiu conscientizarmos os condutores que trafegam pelo nosso Estado sobre o cumprimento da legislação,” disse ele.

Fonte: ADAPEC