Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Marlon Amorim Recebe Título de Cidadão Palmense

Data do post: 27/11/2015 12:44:23 - Visualizações: (582)

A Câmara de Vereadores de Palmas realizou na noite desta quinta-feira, 26, a solenidade de entrega do Título de Cidadão Palmense a 28 personalidades que se tornaram destaque nas atividades desenvolvidas no município. Um dos agraciados foi o defensor público-geral Marlon Costa Luz Amorim, com a indicação para a honraria feita pelo vereador Lúcio Campelo.

Jornalismo Defensoria Pública-TOPara Amorim ter o nome incluído num diploma legal que concede o título de cidadão é muito mais que uma honraria, é também uma grande responsabilidade. “Sou maranhense de nascimento, tocantinense de coração e agora, palmense por força de lei. Sempre me senti cidadão palmense. Sempre procurei agir como um. Agora, passo a ser um, de fato e de direito. Mas não o tomo apenas para mim. Gostaria de dividir com todos que estiveram junto comigo nesta caminhada, família, amigos, colegas de trabalho e, principalmente, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins”.

O vereador Lúcio Campelo, autor da proposição, diz que a indicação foi o reconhecimento pelo trabalho prestado, a pactuação e compromisso em garantir à população mais carente a assistência jurídica, e a Câmara de Vereadores não poderia ser furtar a prestar homenagens ao trabalho tão essencial.

Integraram também a lista de agraciados jornalistas, religiosos, políticos, lideranças comunitárias, empresários e representantes de instituições públicas.

Coral Canto Nobre

Na noite festiva e de homenagens, o Coral Canto Nobre da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins esteve presente e foi o responsável pela apresentação do Hino Nacional Brasileiro.

O Coral Canto Nobre foi instituído em novembro de 2013 por meio do Ato de número 464 do Defensor Público Geral, com publicação no Diário Oficial do Estado Nº 4.010 de 22/12/2013, porém os primeiros ensaios começaram ainda no mês de abril do mesmo ano. É formado por Servidores da instituição e regido pelo maestro Anderson Cleyton da Silva Menezes

Perfil

Marlon Costa Luz Amorim é natural de Zé Doca – MA, graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, pós-graduado em Direito Tributário pela Unitins. Aos 19 anos, foi aprovado no Concurso Público para Fiscal de Rendas da Receita Estadual do Tocantins, tomando posse em julho de 1994.

Permaneceu na Receita Estadual até 2007, quando foi aprovado no Concurso para Defensor Público no Tocantins.

Foi nomeado como Defensor Público e já atuou nas Comarcas de Formoso do Araguaia, Paraíso do Tocantins e Palmas. Em assembleia da Adpeto – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, posicionou-se pela convocação imediata da segunda turma de aprovados no Concurso de 2000. Foi um dos articuladores na formação de uma chapa única na Adpeto para os biênios 2010/2011 e 2012/2013, integrando a diretoria de ambas as chapas. Como diretor da Adpeto, participou ativamente de todas as discussões na Assembleia Legislativa e Casa Civil que resultaram na aprovação das Leis regentes da Defensoria Pública até então; foi um dos redatores das respostas às ADIs junto à Assembleia Legislativa e Supremo Tribunal Federal, bem como da ação popular. Foi eleito e reeleito Conselheiro do Conselho Superior da Defensoria Pública para os biênios 2010/2011 e 2012/2013. Foi diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Palmas. É Defensor Público-Geral  desde 2013, e já está em seu segundo biênio.

Discurso

Excelentíssimos Senhores Vereadores que compõem a mesa, prezados homenageados, ilustrados colegas Defensores e Servidores da Defensoria Pública, autoridades civis e militares, senhoras e senhores.

Meu primeiro agradecimento é dirigido ao nobre Vereador Lúcio Campelo, que muito me honrou pela iniciativa de propor meu nome para que eu recebesse o título de Cidadão Palmense. V. Exa. tem, não apenas minha sincera gratidão, mas também meu profundo respeito e deferência pelo exercício ético, independente e proativo do seu munus público de vereador desta Capital.

Agradeço também à Câmara Municipal de Palmas por, indistintamente, ter aprovado tal Projeto, via chancela de todos os seus nobres integrantes. Estendo meus agradecimentos ao Exmo. Prefeito de Palmas que, anuindo ao projeto, houve por sancioná-lo.

Inicio minha breve explanação demonstrando meu sentimento de profundo contentamento e gratidão a esta Casa de Leis por me conceder tão valiosa comenda.

Ter o nome inserto num Diploma Legal que concede o título de cidadão é muito mais que uma honraria. É também uma grande responsabilidade. Sou maranhense de nascimento, tocantinense de coração e agora, Palmense por força de lei.

Nasci numa pequena cidade do oeste maranhense chamada Zé Doca, a 300km da Capital São Luís. Mas minha história com essa gente ordeira do outrora norte goiano começou quando tinha apenas 18anos, época em que fui aprovado num concurso público para Fiscal de Rendas deste Estado, lá nos idos de 1994, carreira que abracei dignamente por 13 anos, quando fui aprovado no concurso para Defensor Público, já no ano de 2007.

De lá pra cá, morei várias cidades deste Estado e há cinco anos resido em Palmas, cidade que abracei em definitivo como meu lar e da minha família.

O título que ora recebo - e o faço com grande honraria - traz para o campo das leis e do direito algo que minha consciência de há muito havia definitivamente estabelecido.

Sempre me senti cidadão palmense. Sempre procurei agir como um. Agora, passo a ser um, de fato e de direito. Mas não o tomo apenas para mim. Gostaria de dividir com todos que estiveram junto comigo nesta caminhada. Família, amigos, colegas de trabalho, enfim, sintam-se todos homenageados.

Mas me permitam abrir um parêntese para deixar assentado a minha devoção à Defensoria Pública desde Estado, que presido desde 2013. Nesta honrosa Instituição, fiz grandes amizades que certamente vão me acompanhar pelo resto de minha vida.

É com muito orgulho que recebo este título de cidadão palmense. Tal condição nunca por mim fora imaginada. É o local onde tenho construído minha vida e, certamente, um dos melhores locais deste país para se viver. Trata-se, em verdade, de um simbolismo para mim inexcedível.

Assim, sem desmerecer a minha naturalidade de fato, é em Palmas que, verdadeiramente, sinto-me em casa. Comprometo-me, enfim, de tudo fazer para honrar o nome de Palmas e defender os interesses de sua gente.

Quando nos tornamos gratos, recebemos mais. Quando expressamos nossa gratidão, recebemos mais ainda. Permitam-me, meus concidadãos palmenses, expressar minha mais sincera gratidão por esse inesquecível momento em minha vida.

Fonte: Jornalismo Defensoria Pública-TO