Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Equipe da Escola SESI de Araguaína Participa de Torneio de Robótica em Goiânia

Data do post: 27/11/2015 11:30:52 - Visualizações: (703)

Competição acontece nesta sexta e sábado, 27 e 28/11, na unidade Canaã do Serviço Social da Indústria (SESI) de Goiânia/GO.

Sistema FIETOA equipe SESI’s Power, formada por alunos da Escola SESI Marlei Maria Moreira de Araguaína, representa o Tocantins hoje e amanhã no Torneio de Robótica First Lego League (FLL) na capital de Goiás. Os representantes participaram de torneio interno no mês passado na Escola e conquistaram a vaga na etapa regional da temporada 2015/2016 buscando a classificação para a fase nacional em 2016.

As competições evidenciam o aprendizado possibilitado pela ferramenta metodológica Lego Zoom utilizada em escolas do SESI e incentivam a interação entre os alunos. Para participar, eles desenvolvem robôs, projetos e protótipos que desenvolvem tarefas ligadas ao tema da temporada Trash Trek – O Caminho do Lixo e abordam soluções neste sentido.

Na parte prática da competição são desenvolvidas provas como o Desafio da Mesa, no qual o robô deve ser desenvolvido e programado para cumprir missões previamente conhecidas pelos participantes. Com a missão em mãos, eles traçam a estratégia para obter mais pontos e programam os robôs que, após colocados na mesa, não podem mais ser tocados.

O supervisor de Educação do SESI Tocantins, Marcel Stefanelli, explica que além da competição prática, o Torneio tem um viés social. Os alunos desenvolvem e apresentam trabalhos e protótipos que devem conter soluções para lidar com o tema, neste caso questões relacionadas ao lixo, desde a coleta até o seu possível reaproveitamento retratando o tema.

Do Tocantins, foram levados trabalhos como o Tatu do Bem e a Sacola do Bem. No Tatu do Bem foi desenvolvido um robô protótipo de Lego para a limpeza de locais inalcançáveis, como dutos de captação de águas pluviais e bocas de lobo comumente entupidos por sacolas plásticas, por exemplo. Estas sacolas são o alvo do segundo projeto que busca o uso consciente por meio da impressão de mensagens, regulamentadas por lei, destacando os malefícios que podem ser causados pelo descarte incorreto, como inundações.

Na avaliação final, os juízes do torneio observam o desempenho na prova prática, a socialização da equipe (interação) e a apresentação dos trabalhos para eleger a equipe vencedora. A equipe SESI's Power é formada pelos alunos Andressa Costa, Rafael Noleto, Hadriel Pontes, David Paixão, Mateus Luz, Maglly Carvalho, Pedro Henrique Sousa, Valentina Cambiaghi, Victória Costa e Andressa Silva, além dos professores Mário Júnior, Pamela Lima e Ulisses Parreira.

Saiba mais sobre o Torneio no Portal da Indústria, clicando aqui.

Fonte: Sistema FIETO