Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Semana Nacional da Conciliação tem Início no Tocantins

Data do post: 23/11/2015 17:24:49 - Visualizações: (526)

Com o objetivo de disseminar a cultura da paz e do diálogo, o Tocantins faz parte da 10ª Semana Nacional da Conciliação, que é realizada em todo o País de hoje ao dia 27/11. A abertura da campanha no Estado foi realizada em solenidade no Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

CECOM/TJTOAo todo, cerca de três mil audiências conciliatórias estão agendadas nas 24 comarcas participantes e, em 2ª instância, na sede do TJTO.

A mobilização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) este ano tem como tema “O caminho mais curto para resolver seus problemas”. A meta é resolver o maior número possível de ações judiciais por meio da conciliação. Para o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes, o esforço nesta campanha vai além da promoção da política nacional de conciliação. O movimento reflete o momento ímpar que o Judiciário vive, frente aos desafios que o País enfrenta.  “É dentro deste protagonismo que eu acho que o Judiciário do Brasil tem que trabalhar. Somos convocados a entregar à sociedade aquilo que ela espera de nós, que é um serviço de qualidade e buscando eliminar conflitos. Essa deve ser a vocação do Judiciário”, afirmou Eurípedes, que também é presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec) no Tocantins.

Ainda durante a solenidade de abertura do mutirão, a coordenadora estadual da Semana Nacional da Conciliação, juíza Umbelina Lopes Pereira, afirmou que a conciliação exige uma mudança de cultura e deve ser tratada como uma política pública para a resolução de conflitos de forma adequada. “Temos que fortalecer a cultura do diálogo, e o CNJ, preocupado em combater a morosidade, idealizou a semana da conciliação, de forma a diminuir as demandas e aumentar o número de acordos”, ressaltou.

Presenças

CECOM/TJTOPrestigiaram a solenidade de abertura da Semana Nacional da Conciliação no Tocantins o corregedor geral de Justiça, desembargador Eurípedes Lamounier, o coordenador da Central de Conciliação da Comarca de Palmas, juiz Nelson Coelho Filho, o subprocurador geral de Justiça, José Omar de Almeida Junior, o subdefensor público geral do Estado, Alexandre Augustus Lopes Elias El Zaiek, magistrados, conciliadores e servidores do Judiciário.

Semana

Ao todo, 126 colaboradores e conciliadores voluntários participam da mobilização no Estado. Cerca de três mil audiências de conciliação serão realizadas em Palmas e em outras 23 comarcas do Tocantins até o dia 27. Entre elas, 500 são relacionadas ao Seguro DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não). Este ano, ainda serão realizadas 13 audiências de conciliação em processos do 2º grau.

Fonte: CECOM/TJTO