Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec Participará Das Discussões Sobre a Plataforma de Gestão Agropecuária

Data do post: 18/11/2015 18:40:08 - Visualizações: (441)

O governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participará da reunião que tratará de diversos temas ligados à Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), no dia 19 de novembro, em Brasília.

ADAPECNa oportunidade, além de debater os temas, cada representante das unidades das federações farão uma apresentação sobre as dificuldades e sugestões de melhorias ao envio de dados ao sistema.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o Tocantins já está integrado ao sistema da PGA desde 2013, com envio de informações sobre a atividade agropecuária. “Pontuaremos algumas dificuldades e levaremos ideias que venham trazer mais melhorias e qualidade a essa importante ferramenta de trabalho”, destaca.

A apresentação ficará por conta do coordenador da Tecnologia da Informação da Adapec, João Filho Borges Leite. “Nosso objetivo é sugerir, entre outros, a padronização da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA) em todo o território nacional, com a uniformização do layout”, explica acrescentando que a uniformização facilitará a conferência dos dados do documento.

Entre os temas propostos a serem abordados pelo Fonesa estão a publicação da IN nº 23, que institui a PGA no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a atual situação do sistema, além de tratar junto aos estados sobre a importância da alimentação de dados.

PGA

A Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) é uma ferramenta informatizada, de integração de sistemas com a formação de uma Base de Dados Única (BDU) nacional, de utilização pública, contendo as informações que existem nos 27 Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária do país e da base de dados corporativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O objetivo da PGA é melhorar a qualidade, confiabilidade e agilidade no acesso às informações para toda a cadeia produtiva agropecuária, fortalecendo o processo de gestão, com maior transparência e menor burocracia.

Fonte: ADAPEC