Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Secretaria da Saúde e Sírio Libanês Oferecem 120 Vagas em Cursos de Especialização

Data do post: 07/10/2015 11:19:55 - Visualizações: (540)

Seguem até o dia 30 de outubro as inscrições para cursos de especialização gratuitos oferecidos para profissionais de saúde da rede pública hospitalar do Estado.

Maradona / Governo do TocantinsOs cursos estão sendo oferecidos por meio de parceria firmada entre a Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (Etsus) e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês em São Paulo.

São 80 vagas para a especialização em Gestão de Risco e Segurança no Cuidado ao Paciente e outras 40 vagas para a especialização em Gestão da Vigilância Sanitária, exclusivas aos profissionais que tenham o perfil de trabalho em equipe, postura ética e colaborativa com as necessidades da sociedade, além de aprofundarem, de modo crítico e reflexivo o conhecimento cientificamente produzido nas áreas de gestão, saúde e educação, e que sejam indicados, respectivamente, pelos hospitais sob a gestão estadual, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas e diretorias de Vigilância Sanitária do Estado e municípios. Ambos os cursos têm carga horária de 360 horas/aula.

As inscrições dos profissionais com o perfil requerido pelos cursos serão realizadas em link disponibilizado pelo Instituto Sírio Libanês, cabendo à Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde e Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas a articulação com as unidades onde os profissionais indicados estão lotados. A previsão é de que até o dia 13 de novembro sejam divulgadas as listas de selecionados. A abertura dos cursos está programada para acontecer em 25 de novembro.  Conforme a técnica da Etsus, Raimunda Fortaleza, 80% dos encontros dos cursos são presenciais e irão acontecer em Palmas.

Segundo a superintendente estadual de Educação na Saúde e Regulação do Trabalho, Márcia Valéria Santana, o curso de Gestão da Vigilância Sanitária tem vagas prioritariamente destinadas para técnicos da Vigilância Sanitária, enquanto a especialização em Gestão de Risco e Segurança do Paciente tem como público-alvo enfermeiros e farmacêuticos atuantes na rede pública hospitalar, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O secretário estadual de Saúde, Samuel Bonilha, informou que o principal propósito desses cursos é a qualificação dos serviços públicos por meio do aperfeiçoamento de profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (63) 3218-7243 ou pelo e-mail ges.etsus.@gmail.com.

Fonte: Juliana Matos / Governo do Tocantins