Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adolescentes Suspeitos de Estupro Coletivo São Apreendidos no To

Data do post: 01/09/2015 22:57:48 - Visualizações: (783)

Polícia realizou a apreensão em um assentamento de Formoso do Araguaia. Menores foram levados para a Cadeia Pública do município.

G1 TocantinsOs menores suspeitos de praticarem o estupro coletivo de duas crianças, em Formoso do Araguaia, sul do Tocantins, foram apreendidos na manhã desta terça-feira (1º) e levados para a cadeia da cidade, onde estão em uma cela separada. Eles estavam nas casas deles, no assentamento Caracol, na zona rural do município, quando a polícia chegou e cumpriu a ordem judicial para a internação. A primeira audiência está marcada para o dia 16 de setembro e os adolescentes podem ficar até quatro anos internados se forem considerados culpados.

As informações foram confirmadas pela delegada responsável pelo caso, Áurea Batista. Quatro adolescentes entre 14 e 16 anos são suspeitos de praticarem o crime. As vítimas são duas meninas, de cinco e sete anos. O crime aconteceu no final de junho, mas só foi denunciado no início do mês de agosto, segundo informações da polícia.

A internação dos jovens havia sido pedida pelo Ministério Público Estadual no último sábado (29) e a decisão judicial foi emitida na madrugada desta terça-feira (1º). A delegada disse que eles não reagiram à apreensão.

Os abusos contra as crianças aconteceram no fundo de um ônibus escolar, durante o trajeto entre o assentamento Pirarucu e a escola, que fica dentro da cidade. Os quatro adolescentes foram autuados, sendo três por praticarem os estupros e o outro por gravar as ações em um celular. Os aparelhos deles foram periciados pela polícia e as imagens recuperadas.

Os menores foram encaminhados para a Cadeia Pública de Formoso do Araguaia, onde aguardam uma decisão sobre o local onde ficarão internados. A transferência deve ser feita no prazo de cinco dias. Ainda conforme a determinação judicial, os adolescentes podem ficar apreendidos provisoriamente pelo período de 45 dias.

"Eles estão na cadeia aguardando um local para a internação. O MPE já solicitou. Eles vão ser encaminhados para um local que tenha vagas, ou para Gurupi ou para Palmas", informou a delegada.

 Ameaça

G1 TocantinsEm entrevista na última sexta-feira (28), o tio de uma das vítimas, que pediu para não ter o nome revelado, disse que uma ameaça foi feita à mãe da menina de cinco anos. "Eles disseram que não tinham medo da polícia e nem de ninguém e que era para [os parentes] ficarem calados", contou ele.

"A mãe deles disse para o conselho tutelar que ninguém dava jeito neles", revelou. O homem disse ainda que todos os adolescentes vivem no mesmo assentamento que as famílias das vítimas moravam.

O Conselho Tutelar de Formoso do Araguaia informou que conversou com os adolescentes e com os parentes deles, mas que toda a investigação está sendo feita pela polícia e MPE. "Em momento algum eles assumiram os abusos. Hoje eu fiquei sabendo através de testemunhas que eles estão abalados e dizendo que podem pagar por algo que não fizeram", disse o conselheiro tutelar Sanderson Bezerra da Silva. Segundo ele, os adolescentes não estão frequentando a escola e serão visitados novamente.

Sobre as ameaças supostamente sofridas pela mãe da menina de cinco anos, o conselheiro disse que a mulher realmente denunciou o caso. Silva também afirmou que manteve contato com o motorista do ônibus. "Ele disse que não viu nada, mas que está sempre colaborando com as investigações."

 Entenda

G1 TocantinsSegundo a Polícia Civil, os abusos contra as crianças aconteceram no fundo de um ônibus escolar. Um exame médico confirmou conjunção carnal na menina de sete anos. Já na menina de cinco anos foi confirmada apenas a prática de atos libidinosos, que conforme a legislação brasileira também se configura como estupro.

O MPE solicitou à polícia que investigue a conduta do motorista que dirigia o ônibus escolar no momento dos crimes, mas o inquérito ainda não havia sido aberto. "Ele estava conduzindo um ônibus escolar e o motorista tem que ter esse cuidado de ver o que acontece, afinal são crianças e adolescentes", afirmou a delegada na última semana.

Em entrevista à TV Anhanguera, o diretor de Transporte de Formoso do Araguaia, Eldon Feitosa, disse que o servidor foi afastado. "Após receber essa informação [do estupro], a secretaria tratou logo de trocar o condutor, mesmo sem saber se ele tem culpa ou não. Também colocamos mais uma pessoa dentro do ônibus para cuidar desses adolescentes", disse. O motorista não foi localizado para comentar o caso.

Fonte: G1 Tocantins