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DPE em Araguatins e Tocantinópolis Realizam Roda de Conversa com Membros e Servidores

Data do post: 02/08/2015 10:34:18 - Visualizações: (813)

Proporcionando um espaço de escuta aos Membros e Servidores da Defensoria Pública, o projeto Roda de Conversa – alinhado ao Plano Estratégico 2013/2018 – já acontece nas unidades do Bico do Papagaio.

Ascom/ DPE-TOA Defensoria em Tocantinópolis iniciou as atividades em fevereiro deste ano. Já Araguatins vem realizando os encontros desde maio de 2013.

As equipes multidisciplinares das Diretorias Regionais estão a frente da realização do projeto, conduzindo os trabalhos por meio de dinâmicas de grupo e momentos reflexivos, onde os participantes são levados ao debate. Em quatro edições realizadas em Tocantinópolis foram abordados temas como: a contribuição individual na instituição, a função social da Defensoria Pública, os fatores motivacionais e desmotivacionais dentro do trabalho em equipe e reflexões sobre o perfil dos assistidos. Já em Araguatins, o trabalho é desenvolvido há mais de dois anos e já foram abordados diversos temas.

Segundo a psicóloga da DPE em Tocantinópolis, Izabel Saboya, a atividade desenvolvida conta com a participação de todos, e contribui muito para a melhora do serviço, por elencar várias reflexões sobre o papel dos servidores públicos e como um atendimento humanizado é importante.

Na avaliação da analista jurídico Elisneian Chaves, o projeto tem contribuído para aumentar a integração entre os funcionários. “Os resultados são satisfatórios, pois ao melhorarmos o ambiente de trabalho consequentemente melhoramos o atendimento ao assistido. Além do mais, os temas tratados e os debates realizados nos auxiliam a não perder de vista a importância do nosso trabalho para a Instituição, bem como para percebermos a atuação diária de toda a equipe”, disse a servidora.

Para o diretor de Gestão de Pessoas, José Kleiton Frota de Lima, o diálogo proporciona avanços. “Acredito que este é o caminho para avançarmos institucionalmente, conversando e debatendo sobre as peculiaridades que envolvem a nossa instituição, a fim de torná-la melhor. Trabalhos como este fortalecem o sentimento de pertença e favorecem a criação de relações mais saudáveis, melhorando o clima organizacional”, aprovou Lima.

Capacitação

O funcionamento do projeto Roda de Conversa em todas as Regionais da Defensoria Pública já está em tratativas, segundo o diretor de Gestão de Pessoas. “As Rodas nas Defensorias de Araguatins e Tocantinópolis vem sendo desenvolvidas com o apoio e o esforço dos Servidores e Membros locais. Posteriormente, serão discutidos cronogramas para a realização de oficinas de capacitação dos multiplicadores do projeto nas Regionais que ainda não implantaram”, informou Lima.

Segundo o diretor, em Palmas o processo de capacitação realizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas já está em andamento. Já passaram por capacitação, em maio, os diretores e coordenadores administrativos, onde foi discutido sobre a metodologia e implantação do projeto Roda de Conversa, bem como a orientação diante das dúvidas e de como proceder internamente entre as equipes.

Em agosto, será realizada a capacitação para Membros e Servidores das unidades de Palmas, com participação de representantes do Cejur - Centro de Estudos Jurídicos, Corregedoria, sede da Região Norte, Taquaralto, Justiça Comunitária e Núcleos Especializados.

Projeto

O projeto Roda de Conversa se apresenta como um importante espaço para a análise dos processos internos, aprendizagem e para a socialização da informação, além de proporcionar a abertura de um canal de comunicação que permitirá à Defensoria Pública o aproveitamento do potencial humano em sua totalidade, além de permitir que as pessoas tomem parte no processo decisório. A ideia do projeto é melhorar a comunicação interna, que trará como resultado a melhoria das relações interpessoais, o desenvolvimento do capital intelectual e do conhecimento agregado à Instituição.

Fonte: Keliane Vale /Ascom DPE-TO