Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Cinco Câmpus do IFTO e a Reitoria Aderem a Greve Nacional

Data do post: 31/07/2015 22:06:13 - Visualizações: (489)

Assembleias serão feitas em Palmas e Porto Nacional nos próximos dias. Universidade Federal do Tocantins já está em greve há mais de dois meses.

(Foto: Divulgação/IFTO)Os câmpus do Instituto Federal do Tocantins em Palmas e Porto Nacional, a 66 km da capital, podem entrar em greve nos próximos dias. Conforme uma das representantes do comando de greve na capital, Teresa Cristina Hitomi Kikuchi do Vale, uma assembleia será realizada nas duas cidades, na próxima segunda-feira (3), para definir a participação na paralisação dos servidores federais da educação. A Universidade Federal do Tocantins já está em greve há mais de dois meses.

Em Paraíso do Tocantins, a 60 km de Palmas, os professores e técnicos administrativos aderiram à paralisação nesta quarta-feira (29). O comando de greve afirmou ainda que os câmpus de Araguaína, região norte, Araguatins , extremo norte, e Dianópolis, sudeste, além do campus avançado de Formoso do Araguaia , região sul, e a reitora já estão em greve. Colinas do Tocantins rejeitou a adesão ao movimento, mas deve realizar uma segunda assembleia nos próximos dias.

Dados do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), divulgados nesta quarta-feira, apontam que 183 unidades de ensino estão paralisadas em 21 estados do país.

A representante dos grevistas informou ainda que apenas o campus avançado de Lagoa da Confusão, região central, não deve aderir ao movimento por causa da pequena quantidade de servidores. Já a unidade de Gurupi, sul do estado, ainda deve realizar reunião.

Reivindicações

Na pauta de reivindicações está o reajuste salarial de 27,3%, fixação da jornada de 30h semanais para os servidores técnicos administrativos, defesa do Reconhecimento de Saberes e Competência (RSC) para os técnicos administrativos e servidores aposentados, estabelecimento de data-base para os servidores federais em educação. Os servidores também reclamam do corte no repasse do governo federal para os institutos federais.

Fonte: G1-TO