Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Operação Balneário - PRF Reforça Fiscalização na Região Sul do Tocantins

Data do post: 03/07/2015 21:01:39 - Visualizações: (520)

A Polícia Rodoviária Federal reforçará o efetivo da Unidade Operacional de Gurupi a partir deste sábado, 4.

(Foto: Divulgação/PRF-TO)Equipes de policias da Sede da PRF em Palmas estarão se revezando todos os finais de semana neste mês de julho. A área de atuação principal será a BR 242, saída para a cidade de Peixe/TO. A fiscalização voltada para a embriaguez ao volante terá uma atenção maior neste período, para tanto todos os condutores abordados serão convidados a fazer o teste de alcoolemia.

As demais Unidades da PRF no estado do Tocantins, em razão do próprio aumento de veículo em circulação, haverá uma maior intensificação nos trabalhos de fiscalização. Possíveis demandas ou situações excepcionais serão atendidas por meio de convocações extraordinárias do próprio efetivo local.

Uma das grandes preocupações da PRF ainda é com a embriaguez ao volante. Além dos riscos de acidentes, é importante sempre lembrar que, após as mudanças na Lei Seca, não existe mais tolerância para a quantidade de álcool no organismo de quem dirige. Qualquer traço etílico verificado é suficiente para o motorista pagar uma multa de R$ 1.915, ter a carteira suspensa e ser impedido de seguir viagem

Em julho de 2014 a PRF/TO flagrou, nas rodovias federais do estado, 44 condutores dirigindo alcoolizados, destes 12 foram presos. Foram realizados 1657 testes de alcoolemia. Houve o registro de 118 acidentes com 13 mortos.

Orientações

Velocidade: respeite os limites de velocidade estabelecidos para a via e obedeça às placas de sinalização; onde não existir sinalização ou se esta estiver prejudicada, mantenha a velocidade compatível com as condições da via. Quanto maior a velocidade, maior é o risco e mais graves serão os acidentes

Ultrapassagem: ultrapasse sempre pela esquerda e apenas em trechos permitidos. Antes de iniciar uma ultrapassagem, certifique-se da distância e da visibilidade do veículo que pretende ultrapassar e dos que vêm em sentido contrário. Dê a preferência e aguarde a vez ao ser ultrapassado. Sinalize toda a manobra com antecedência e não realize ultrapassagens em trechos de faixa contínua, subidas, descidas, pontes e acostamentos. Redobre a atenção ao ultrapassar ônibus e caminhões. Por se tratar de veículos grandes e pesados, é preciso se certificar de que há espaço suficiente para realizar uma ultrapassagem segura, e, ao ser ultrapassado, não acelere, não mude a trajetória do veículo e mantenha distância segura do veículo à frente.

Álcool e outras drogas: não há viagem segura para quem bebe ou usa drogas e dirige. Além de ser crime, os riscos para a vida aumentam consideravelmente. Conduzir um veículo nas estradas é uma tarefa complexa que exige decisões rápidas, seguras e responsáveis. Álcool e drogas diminuem o reflexo, provocam sonolência, perturbação na visão e nos sentidos, por isso, se for dirigir não beba e nem utilize qualquer substância entorpecente.

Motocicletas: use sempre capacete. Mantenha distância das laterais traseiras dos veículos, eliminando assim o chamado “ponto cego”. Antes de trocar de faixa de rolamento ou ao aproximar-e de um cruzamento, use os retrovisores e observe atentamente o local. Não trafegue próximo a caminhões. O deslocamento de ar produzido por esses veículos pode desestabilizar a motocicleta. Não circule com o farol apagado, pois dificulta a visualização da motocicleta pelos veículos que estão em sentido contrário.

Fonte: Nucom/PRF-TO