Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Equipe Multidisciplinar da DPE-TO Promove Conscientização de Assistidos em Tocantinópolis

Data do post: 01/07/2015 21:33:49 - Visualizações: (726)

O momento de espera para receber atendimento jurídico na Defensoria Pública em Tocantinópolis se tornou um espaço de reflexão junto aos Assistidos durante a realização da atividade intitulada “Manhã Consciente”, idealizada pela equipe multidisciplinar da comarca.

Ascom DPE-TOA programação conta com dinâmicas de grupo, exibição de vídeos e momentos reflexivos, onde os participantes compartilham informações sobre diversos temas, como direitos, educação e dinâmica familiar.

As atividades piloto tiveram início ainda em maio de 2014 e estão consolidadas com a realização de 42 encontros neste primeiro semestre de 2015, ministrados com o apoio da assistente social Aline Machado Moreno, do pedagogo Valdoci Feitosa de Souza e da psicóloga Izabel Saboya. As atividades do primeiro semestre se encerraram nesta terça-feira, 30, e retornam em agosto.

A atividade está alinhada aos objetivos estratégicos de aprimorar e ampliar o atendimento, e implantar atendimento humanizado ao Assistido. A perspectiva dos profissionais é tornar o momento de espera mais acolhedor e mais significativo, com a propagação do conhecimento e dos serviços prestados pela Defensoria Pública.

Segundo a assistente social Aline Machado, o trabalho visa aproximar os Assistidos dos serviços da equipe multidisciplinar e alcançar pelo menos 80% do público atendido na Instituição. Para isto, a metodologia da atividade requer otimização do tempo, tendo em vista a rotatividade dos Assistidos atendidos na Defensoria Pública. A população que busca os serviços da unidade em Tocantinópolis vem de diversos pontos geográficos da região, o que impede o Assistido de retornar à DPE-TO em horários diversos para garantir participação contínua em palestras e atividades institucionais. Assim, os encontros acontecem no período matutino, que é o horário de maior fluxo de atendimento, pelo menos duas vezes na semana.

Segundo o pedagogo Valdoci Souza, os temas abordados buscam tratar também de assuntos deAscom DPE-TO interesse do Assistido, trazendo à discussão questões do cotidiano, inclusive com temas bem variados, de forma dinâmica.

A Assistida Luzia Alves Viana, 51 anos, que participou das atividades do Manhã Consciência disse ser a primeira vez que viu uma ação assim em órgão público. O assunto abordado nas atividades da ação Manhã Consciente que a Assistida participou tinha ligação com o histórico de vida dela. “Fiquei entretida com o assunto que estavam falando, pois meus filhos tiveram uma criação difícil, o pai não soube dar carinho. Vou usar essa reflexão para que eu possa colher algo de bom nesta situação que vivemos”, contou a Assistida.

Fonte: Keliane Vale /DPE-TO