Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Hemocentro de Palmas Pede Doações Urgentes de Sangue O negativo

Data do post: 25/05/2015 18:55:59 - Visualizações: (396)

Tipo sanguíneo é considerado raro e o estoque está quase zerado na capital. Veja os locais onde podem ser feitas as coletas e como fazer para doar.

(Foto: Tharson Lopes/Secom)O estoque de sangue do tipo O negativo (O-) está quase zerado no Hemocentro de Palmas, que precisa de doações urgentes. Segundo o Núcleo de Saúde do Estado, as doações podem ser feitas a partir desta segunda-feira (25), das 7h às 18h, em qualquer uma das unidades da Hemorrede na capital, localizadas na quadra 301 Norte, conjunto 1, lote 2 (próximo ao Detran) ou na unidade de coleta do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Esses locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados das 7h ao meio-dia.

O sangue do tipo O negativo é considerado raro. A pessoa que tem este tipo sanguíneo é um doador universal e pode doar para qualquer outra pessoa. O problema é que ela só pode receber sangue O negativo e com o estoque baixo fica difícil atender a demanda.

Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade necessitam de uma autorização formal e da presença do responsável para poder doar. A idade limite para a primeira doação é 60 anos.

Além disso, a pessoa também deve estar bem alimentada, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, não ter fumado nas últimas duas horas e ainda evitar alimentos gordurosos.

Mais informações sobre os endereços das unidades de coleta de todo o estado podem ser conferidas pelo telefone 0800 642 8822 ou através do site da Hemorede.

Fonte: G1/TO