Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Diretores Recebem Equipe da Seduc na Regional de Araguaína e Conhecem Projetos do Estado Para o Setor

Data do post: 23/05/2015 10:17:51 - Visualizações: (561)

Com mais de 40 mil alunos e 77 escolas, a Diretoria Regional de Educação de Araguaína, que abrange 17 municípios da região norte do Estado, conheceu nesta quinta-feira, 21, o projeto de Educação Integral Humanizada do Governo do Tocantins.

Foto: Elias Oliveira/Seduc-TOOs conceitos e diretrizes foram apresentados pelo secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, que esteve acompanhado da subsecretária da Educação, Morgana Nunes Gomes, e de uma equipe de diretores e assessores da pasta. Estamos propagando nosso projeto em todo o Estado e, ao mesmo tempo, provendo a descentralização da gestão educacional”, disse o secretário.

No encontro, realizado na sede da Unidade Operativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Araguaína, o secretário Adão Francisco destacou aos diretores das escolas que o processo de formação do cidadão deve observar o desenvolvimento educacional para a superação das desigualdades sociais. “Precisamos reduzir as desigualdades, ressignificar o currículo e democratizar nossos espaços físicos, para promovermos a educação integral e a formação completa do ser humano”, disse o secretário.

A subsecretária Morgana Nunes falou aos gestores sobre a responsabilidade de todos com a escola voltada para a construção da vida. Temos o compromisso de gerir bem os recursos com responsabilidade administrativa. Contamos com os nossos diretores para melhorar a gestão e assim transformar nossa realidade na escola”, sustentou a subsecretária.

Equipe

Segundo a diretora Regional de Educação de Araguaína, Maria Florismar do Espírito Santo, todo o corpo de professores e técnicos aguardava com ansiedade a visita do secretário e da equipe da Seduc. Aqui já incorporamos a Educação Integral Humanizada, e a vinda do secretário só nos fortalece em nossa missão de educar bem nossas crianças e jovens”, disse a diretora da Regional.

A diretora da Escola Costa e Silva, de Muricilândia, Floracy dos Santos Borges, considerou a reunião muito positiva para a Educação do Estado. Nós, de alguma forma, já trabalhamos o conceito da humanização nas escolas. Agora, com esse trabalho de divulgação iremos colocar em prática nossos ideais de escola”, destacou Floracy.

A professora Maria de Fátima, do Instituto Educacional Messias Santos, de Nova Olinda, considera importante a proposta de mudança curricular do ensino médio como forma de melhorar a educação do Estado. “Foi muito bom. Sempre batalhamos pela mudança e agora estamos vendo isso acontecer”, ressaltou Maria de Fátima.

Durante o encontro com o secretário, a Escola Espírita André Luiz, conveniada com a Seduc, apresentou o projeto “Com_Viver - conquistando valores”, que tem o objetivo de diagnosticar e sanar as dificuldades de aprendizagem, de convivência social e das relações interpessoais. “O projeto apresenta excelentes resultados na escola e na vida das crianças”, disse a professora Jamila Barbosa Santos.  

Além da experiência exitosa da Escola Espírita André Luiz, a recepção em Araguaína contou com a apresentação artística dos alunos do Centro de Ensino Médio Castelo Branco e do Centro de Ensino Médio Benjamim. Concluintes do Projeto de Ensino Médio Inovador (PROEMI) e sob a regência do professor Fábio Milhomem, os alunos apresentaram músicas de um DVD que está sendo lançado pelo grupo. “Esse grupo é um exemplo do que queremos promover. Todo esse talento será integrado ao nosso modelo de educação que levaremos às nossas escolas”, finalizou o secretário, que ainda foi recepcionado na sede da Diretoria Regional de Araguaína, onde manteve reunião de trabalho com a diretora e equipe técnica da DRE.    

Na manhã desta sexta-feira, 22, a comitiva do secretário Adão Francisco, visitou a Escola Estadual de Tempo Integral José de Assis e as obras da Escola Estadual de Tempo Integral do Setor Maracanã.

Fonte: Wilson Coelho – Ascom/Seduc