Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Mototaxista de Tocantinópolis Fazem Curso de Capacitação

Data do post: 14/03/2013 09:18:01 - Visualizações: (1027)

O curso é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Detran e teve Inicio na ultima segunda-feira (11).

Foto: Romário Agitus Toc              As aulas estão sendo ministradas na Auto Escola Padrão, localizada na rua XV de novembro, número 429, centro, nos turnos matutino, vespertino e noturno, tendo como carga horária 30horas/aulas.

            O curso é desenvolvido por meio do Itaset - Instituto Tocantinense de Especialização e Apoio à Segurança do Trânsito, com aulas teóricas e práticas. O conteúdo programático teórico conta com as disciplinas de ética, cidadania, noções básicas de legislação, gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde. Nas aulas práticas os alunos vão aprender sobre a importância do transporte de pessoas com segurança e passarão ainda por testes de habilidades.

                        No Estado a categoria tem cerca de 1.800 profissionais, sendo que em Tocantinópolis são 87. o curso está sendo ofertado gratuitamente à toda a classe, e no Tocantins as cidades de Palmas, Gurupi, Araguaína, Paraíso, Porto Nacional, Guaraí, Miracema e Miranorte, já participaram e concluíram as aulas.

            A exigência para que os mototaxistas passem por esta capacitação passou a valer a partir do ultimo dia 02 de fevereiro que além do curso, a Lei Federal nº 12.009/2009, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabele tempo mínimo de dois anos de habilitação na categoria "A", idade mínima de 21 anos e utilização de equipamentos de segurança, como protetor de pernas e motor, linha corta-pipas, protetor de pernas e motor, colete com dispositivos retrorefletivos, faixas identificadoras no veículo e capacetes amarelos. Segundo o sindicato da classe, em Palmas, todos os mototaxistas estão regularizados.


            CURSO

      Antes de início da exigência, apenas os itens de segurança eram obrigatórios. Enquanto no curso, o profissional deve cumprir  30 horas/aula, das quais 25 são teóricas e cinco práticas, é obrigatório. Segundo o Detran, o curso já foi oferecido gratuitamente a 1.600 condutores credenciados, dos quais 284 estão em Palmas.
Para Pedro Tito Neto, presidente do sindicato dos mototaxistas (Sindiciclo), o curso é uma garantia a mais para o usuário. "As aulas são um aperfeiçoamento do que já sabemos, e dá muito mais segurança ao passageiro, que sabe que recebemos treinamento específico para atendê-lo", disse. Segundo ele, todos os profissionais da Capital já estão regularizados.
Para o mototaxista conhecido como "G", o curso está sendo  uma ótima oportunidade de aprendizagem. "Estou muito satisfeito com a participação no curso, pois estou aprendendo algumas coisas muito importante que eu ainda não sabia quanto a segurança na hora de trafegar com os passageiros que são a nossa jóia rara que devemos cuidar muito bem". Disse o mototaxista.

        
Segundo o Detran, passados 60 dias, o profissional que não cumprir a lei, pode estar sujeito à aplicação de infração grave de trânsito, multa e apreensão do veículo para regularização.

Foto: Romário Agitus TocCom Informações do Detran e Mariana Reis/JTo