Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Embaixador da Alemanha Conhece Potencial Agrícola do Tocantins Pela Seagro

Data do post: 19/02/2013 19:57:24 - Visualizações: (619)

O potencial agrícola e pecuário do Tocantins foi apresentado ao embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, pelo secretário executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, na tarde desta terça-feira, dia 19.

Foto por: Fernanda Menta         O encontro ocorreu no auditório da Secretaria da Ciência e Tecnologia, em Palmas. O diplomata está no Estado desde o último sábado, dia 16, para discutir as possibilidades de fortalecimento dos laços entre o Tocantins e a Alemanha.

            Em sua apresentação, Padua destacou os principais pontos fortes do Estado para o desenvolvimento do agronegócio, como a luminosidade de mais de duas mil horas/ano, as bacias hidrográficas Araguaia/Tocantins, topografia, período chuvoso definido, potencial hidroelétrico e a excelente logística, com mais de 14 mil km de malha rodoviária, além da Ferrovia Norte-Sul e a proximidade com o Porto de Itaqui, no Maranhão. “Possuímos mais de 14 milhões de hectares para exploração rural, sendo 7,4 milhões de pastagens e 825 mil em grãos, restando ainda mais de cinco milhões a serem exploradas, sendo mais de quatro milhões com potencial de irrigação”, argumentou.

            O secretário executivo falou sobre os projetos e polos hidroagrícolas, como os projetos de irrigação Sampaio, Gurita, Manoel Alves e São João em plena atividade, bem como o Prodoeste – Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins, que começará a ser executado em breve, aumentando a área de exploração em 300 mil ha. “Há ainda os polos com subirrigação nas várzeas, nos municípios de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia e os polos de produção nas regiões de Campos Lindos, Pedro Afonso, Porto Nacional, Mateiros e Dianópolis”, explicou Padua.

            Expansão

            Padua falou ainda sobre a expansão da silvicultura, com o cultivo de eucalipto e seringueira, que têm três mil hectares cultivados, e a área para plantio de cana-de-açúcar, com 1,2 milhões hectares aptos para o cultivo. “O Tocantins é um estado em pleno desenvolvimento onde os produtores possuem apoio do Governo do Estado, através das políticas públicas da Seagro, da assistência técnica do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e defesa sanitária pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária”, completou.

            O secretário executivo falou ainda sobre as áreas que tem se destacado como a fruticultura, através dos projetos hidroagrícolas, aquicultura e pesca. “Somos um Estado jovem, mas que vem crescendo de forma significativa. Só nos últimos dez anos, houve um aumento na exportação de soja de mais de 488%. A carne também vem tendo um crescimento considerável, com oito milhões de cabeças. O rebanho precisa aumentar e para que isso ocorra, é necessário à recuperação das pastagens. Precisamos de pastagens mais produtivas e os investimentos já estão acontecendo, ganhando reforço com o Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono”, ressaltou Padua.

            Apresentações

            Durante o encontro foram realizadas apresentações da Secretaria da Indústria e Comércio, da Faet – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, da Fieto – Federação da Indústria do Estado do Tocantins, Sebrae e Sescoop/OCB-TO.

            Ao final o embaixador Wilfried Grolig agradeceu as apresentações e convidou a todos para encontro econômico que será realizado em maio, em São Paulo. “Vejo neste encontro uma possibilidade de estabelecer contatos, apresentando aos empresários alemães novas potencialidades, saindo um pouco do eixo Rio/São Paulo, dando atenção às atividades desenvolvidas no Tocantins”, completou.

Lenna Borges/Secom-TO