Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

No Pará, Polícia Invade Prisão e Liberta Agentes Prisionais Feitos Reféns por Detentos

Data do post: 18/02/2013 00:32:13 - Visualizações: (966)

48 presos renderam dois agentes prisionais na noite deste ultimo sábado (16). Policiais invadiram a carceragem e libertaram os reféns.

Imagem da Internet          Os dois agentes penitenciários feitos reféns por detentos da Seccional de São Bráz, em Belém, foram liberados na noite deste sábado (16). O fim do motim se deu após agentes policiais terem invadido a carceragem, fazendo uso de bomba de efeito moral e balas de borracha contra os presos.

            Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), 48 detentos das salas 2 e 4 da Central de Triagem fizeram os agentes prisionais reféns por volta de 18h do sábado.

            De acordo com a Susipe, durante a entrega do jantar, presos da cela 2 simularam que um dos internos passava mal. Depois da abertura da grade, os internos renderam os funcionários.

            A situação foi controlada com a chegada de policiais do Comando de Missões Especiais que invadiram o bloco carcerário e com uso de bombas de efeito moral e balas de borracha resgataram os dois agentes prisionais.

            Seis detentos foram feridos pelos disparos durante a ação policial. Todos os presos envolvidos no motim serão autuados em flagrante. Os 22 internos que ocupavam a cela 2 serão transferidos para o Centro de Recuperação Pará 3 (CRPP3), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, para cumprimento de medida disciplinar.

            Segundo a Susipe, os dois agentes prisionais feitos reféns tiveram apenas ferimentos leves. Um deles foi encaminhado a um hospital particular para atendimento médico por conta de um corte na cabeça e passa bem.

            A Seccional de São Brás tem atualmente 198 internos, obedecendo a uma decisão judicial que estabelece o quantitativo máximo de 200 detentos no Centro de Triagem.

            TRANSFERÊNCIAS

            Depois de controlado a rebelião, oito dos 22 presos responsáveis pelo motim foram transferidos pela Superintendência do Sistema de Segurança Pública do Pará (Susipe) para o Centro de Recuperação Pará III (CRPP3), no Complexo Penitenciário de Santa Isabel.

            Os detentos, considerados líderes do motim, foram encaminhados à casa penal para o cumprimento de medida disciplinar. Os presos foram autuados criminalmente por cárcere privado, lesão corporal e danos ao patrimônio.

            No total, 26, dos 48 presos envolvidos no motim foram autuados em flagrante. Na manhã deste domingo (17), por medida de segurança, uma revista geral foi realizada por homens do batalhão de choque da Polícia Militar, na Unidade Prisional de São Brás.

do G1/PA