Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Empresa Saneatins Continua Massacrando os Consumidores de Tocantinópolis

Data do post: 15/02/2013 18:54:47 - Visualizações: (1847)

A falta de respeito e consideração por parte da Empresa de Saneamento do Estado do Tocantins (Saneatins), é tão grande que em Tocantinópolis o escritório de atendimento mudou de local e nenhuma propaganda foi colocada para avisar os consumidores.

Imagem do site www.tocnoticias.com.br             Neste momento, moradores de quatro bairros da cidade estão sem água nas torneiras. Os consumidores, se quiserem reclamar, ou ligam no 0800 da empresa ou então vão até o escritório da empresa, porém, para surpresa geral, o local de atendimento mudou, e agora os funcionários atendem em um prédio que fica localizado em frente ao Fórum, na Rua XV de Novembro. No prédio antigo está apenas um aviso impresso em uma folha de tamanho A4 com alguns erros ortográficos, informando da mudança no local de atendimento com os seguintes dizeres "COMUNICADO: Comunicamos que a partir de 08.02.2013 estaremos em novo endereço: Rua XV de Novembro nº 705, em frente ao Fórum". (Clique e Veja)

            Ninguém sabe por quais motivos e nem se quer quando o sistema de abastecimento de água em Tocantinópolis vai se normalizar, pois há vários meses o problema vem se agravando cada vez mais. Para piorar mais ainda a situação, a empresa vem realizando cobranças abusivas nas contas de água, como a do esgoto cujo alguns consumidores pagam pelo serviço sem sequer está interligado ao sistema. Em outros casos recebemos reclamações de uma conta de água de mais de R$ 1.000,00 (Um mil reais), e quando o proprietário da conta foi reclamar lhe foi dito que deveria ter algum vazamento e somente isto, deixando o coitado apavorado com a situação. Outro consumidor começou a ter a conta aumentada em cinco vezes o valor, chegando a receber um boleto de mais de trezentos reais. Após reclamar este teve o hidrômetro trocado para que o antigo fosse feito uma aferição que só poderia ser feita em uma empresa em Palmas, e este consumidor foi avisado que se o medidor estivesse normal, ele teria que arcar não só com as despesas da aferição como também as contas que foram geradas antes. O mais curioso é que a aferição poderia ser acompanhada pelo consumidor em questão, porém a empresa lhe enviou um comunicado convidando-o para ir (por sua conta própria) até Palmas para acompanhar a aferição do hidrômetro em questão. (Vejam um exemplo da cobrança abusiva logo abaixo)

Imagem da Internet            Como ninguém toma nenhuma providência, a empresa segue com uma espécie de "Atentado Violento ao Consumidor", que não é crime, sob a anuência da lei que por enquanto "ainda", não pode fazer nada, pois isso dependerá da criação de um projeto de lei por parte da Câmara de Vereadores de Tocantinópolis para que se moralize este serviço no município, mas, se for para esperar alguma coisa vindo daquela casa de leis, a julgar pelos primeiros requerimentos feitos pelos nobres pares nas primeiras sessões que aconteceram neste mês de fevereiro, poderemos comprar uma cama e esperar deitados, pois "daquele mato dificilmente sairá alguma coisa", pois com o aumento no quantitativo de vereadores só serviu para crescer as despesas da casa de leis, que novidade mesmo para o povo a muito tempo não sai nenhuma daquele lugar.

Imagem do site www.tocnoticias.com.br          O vereador Mardônio Vilanova Queiroz, parece ser o único que ainda está se preocupando com a ordem pública quanto aos serviços prestados por esta empresa terrorista que está acabando com as ruas da cidade. No ano passado o camarista entrou com um Projeto de Lei de nº 012/2012 de 03 de Maio de 2012, autorizando o Poder Executivo a constituir a "Companhia de Abastecimento e Saneamento do Município de Tocantinópolis - COASTO”. (Clique Aqui para ver uma cópia do projeto). Segundo Vilanova, o projeto ficou engavetado por cerca de seis meses porque vai de encontro aos interesses da Saneatins, e havia sido colocado para apreciação da câmara para dar um tratamento melhor para os mais humildes, que têm comprometido as vezes mais de 50% de sua renda com o pagamento de água e de energia na cidade.

Vejam Acima a Entrevista na ìntegra com Mardônio

         "A companhia municipal iria resgatar o patrimônio público que foi construído na época do Estado e Goiás, e posteriormente por emancipação política do Estado do Tocantins, esse patrimônio passou para a Saneatins, diga-se de passagem toda a distribuição, os poços artesianos, bem como o sistema de distribuição de água, de mão beijada para o setor privado, e isso é extremamente prejudicial porque o projeto que entrou na câmara autorizando essa concessão vergonhosa, uma concessão que foi ouvida apenas o lado da empresa onde o povo se quer foi ouvido. Foi aprovado de forma absurda, de forma obscura, um contrato leonino, unilateral que resguarda só os direitos da empresa. Hoje nós pagamos por uma água extremamente cara, por uma taxa de esgoto que nós não estamos sendo beneficiados, cobrado de forma indevida, ferindo frontalmente o código de defesa do consumidor, e o pior, muitas pessoas não tem se quer condições de ligar o seu esgoto domiciliar á rede de esgoto da coleta da Saneatins, mas, por sua vez ficam obrigados a pagar. Nós tentamos provocar uma audiência pública, e essa audiência ainda vai acontecer tão logo a empresa se manifeste, porque da forma como aí está é inadmissível, e a câmara tem que tomar realmente a dianteira, tomar o rumo para que agente possa resolver esta questão o quanto antes. Ou baixar a tarifa pública ou implantar a companhia de água e esgoto municipal sobre a administração do poder executivo". Disse Mardônio.

          Agora não se sabe é se os outros 10 vereadores apoiarão esta idéia já que esta empresa é famosa por calar camaristas quando estes estão com idéias que possam atrapalhar seus planos de lucros fáceis, como já aconteceu na própria capital Palmas.

            A única esperança que se pode ter é através dos sempre presentes promotores do município que não dormem em serviço e já devem estar agindo na forma da lei, inclusive já existe uma Ação Popular de nº 2012.003.1650-9/0, requerido pelo advogado Dr. Giovani Moura Rodrigues contra a Saneatins, datada de 12 de Abril de 2012 que deve pelos menos alertar os representantes desta terrível empresa. (Clique Aqui Para Ver o Andamento do Processo)

            Vale lembrar ainda para o eleitor/cidadão que quiser cobrar alguma satisfação quanto a este ou outro assunto a qualquer um dos 11 vereadores do município, e que estejam com problemas de encontrá-los em suas residências e/ou gabinetes, basta se deslocar até a câmara municipal todo dia 20 de cada mês que os encontrarão sorrindo, esperando o pagamento sair.