Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Técnicos da UFT Aceitam Proposta e Dão Fim à Greve

Data do post: 22/08/2012 09:31:31 - Visualizações: (1033)

Trabalhos deverão ser retomados até a próxima segunda-feira em todo o Estado, mas as aulas continuarão suspensas

Até a próxima segunda-feira os cerca de 650 técnicos administrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) retornarão ao trabalho. Os servidores, em greve desde o último dia 11 de junho, realizaram assembléias na Capital e também no interior nos últimos dias e decidiram acatar a proposta do governo federal que concede 15,8% de reajuste parcelado em três anos e reposição do plano de carreira. No entanto, as aulas continuam suspensas, já que os professores mantêm a paralisação.
Segundo o presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UFT (Sintad), Edy César dos Passos Junior, a tendência nacional é para o fim da greve.

Cerca de 50 universidades federais estão realizando assembléias para discutir a proposta, dessas, 25 já votaram a favor e 13, contra, explicou Passos Junior.
Quanto aos dias parados, o presidente informou que serão feitos planos de reposição e de trabalho para os servidores e que os mesmos serão apresentados até a próxima segunda-feira. "A nossa intenção é minimizar os efeitos da greve, os prejuízos que a instituição teve. Entendemos que a demora do governo em negociar as reivindicações foi a causadora da demora da paralisação", declarou.
Retornando ao trabalho, os técnicos retomarão processos administrativos, contratos para obras da instituição e matrículas de alunos.

 IFTO
No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) a greve continuará por tempo indeterminado, informou o coordenador geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) de Palmas, Guilherme Bizarro. "Decidimos manter porque só retornaremos quando for as duas categorias, técnicos e professores, pois somos um só sindicato", explicou. Somente no IFTO de Palmas, são cerca de 300 servidores, entre técnicos e docentes. Bizarro explicou que os professores ainda estão em processo de negociação.
Hoje, no campus de Porto Nacional,  os servidores do IFTO farão manifestação, a partir das 16 horas. A mobilização acontece na Praça do Centenário. Durante o ato, serão doados livros à comunidade.
Assembléia
Os docentes da UFT se reúnem hoje, às 15 horas, em assembléia geral, no auditório do Bloco III, campus de Palmas, com o objetivo de discutir sobre a contraproposta elaborada pelo Comando Nacional de Greve (CNG) do Andes-SN que será apresentada ao governo federal.


Josiane Mendes/JT