Balsa de Buriti Se Aproxima de Marabá-PA

Data do post: 26/04/2013 - Visualizações: 3237

A viagem começou no dia 18 de Abril, onde os aventureiros partiram da cidade de Estreito (MA), e aportaram em Tocantinópolis no mesmo dia, pernoitando no cais da beira rio.

Foto: Helder Messias           Uma verdadeira aventura ao modo antigo, é o que estão vivendo os aventureiros da Balsa de Buriti que refazem o trajeto dos primeiros pioneiros de Marabá que desciam o Rio Tocantins partindo de Carolina (MA), comercializando nestes tipos de Balsas construídas de talos de buriti e palha de Piaçava ou de coco babaçú.

            Depois de saírem de Tocantinópolis no dia 19 de Abril, a Balsa passou por Itaguatins (TO) e Imperatriz (MA), de onde saiu no dia 24 com destino ás cidades e povoados que margeiam o Rio Tocantins até Marabá. Um dos povoados contemplados com a visita da rústica embarcação foi "Jatobal". Na programação oficial, não constava uma parada da balsa de buriti no pequeno   povoado que fica localizado a 30 km abaixo de Imperatriz,  à margem esquerda no rio, distrito de Praia Norte (TO).

Foto: Helder Messias            A repercussão do percurso da balsa pelo rio Tocantins, chegou até ao pequeno lugarejo, com pedidos para que a comitiva do projeto que integra a programação do Centenário de Marabá, fizesse uma parada em seu porto.

            Noé von Atzingen e seus comandados foram recebidos com muita curiosidade, e alegre manifestação. O presidente da Fundação Casa da Cultura aproveitou a parada e, ao tomar conhecimento da existência de um reduzido buritizal próximo ao porto, decidiu fazer uma  revisão na estrutura da  balsa, usando novos talos para pequenos reapertos.

            Praia Norte

Foto: Helder Messias            Depois da manutenção na embarcação, a mesma desceu rumo á Praia Norte que tem sua sede fora das margens do Rio Tocantins, fato que influenciou os coordenadores da expedição a não incluir a cidade como parada  oficial da balsa, embora esta tenha ficado algumas horas  na rampa do porto local.

            Josy Cruz, assessora do prefeito Jader Pinheiro (PSB), lamenta não tenha havido maior articulação para que algumas escolas locais participassem  do projeto, saudando a passagem da balsa. “O prefeito sabia que a balsa passaria por aqui, só que o nosso município não foi incluído na programação oficial, mas isto não tira o brilho da aventura. Nas poucas horas que a balsa ficou parada em nosso porto, muitas pessoas chegaram a visitá-la, e isto nos deixa orgulhosos por termos registrado a marca de nossa gente nesse bela iniciativa de importante valor histórico”, disse a assessora.

Foto: Helder Messias            Sampaio

            O município de Sampaio, que fica 30 minutos abaixo de Praia Norte, serviu de abrigo para o pernoite da expedição.

            No trecho entre Praia Norte e Sampaio, os balseiros aproveitaram para assar carne de sol (foto ao lado), dividir testemunhos da experiência vivida no interior de um meio de transporte construído a partir de talos de buriti e atualizar diários.

Foto: Helder Messias            São Sebastião do Tocantins

            No final da tarde desta ultima quarta-feira (25),   a chegada em São Sebastião foi  triunfante, o município que possui 5 mil habitantes,  é um dos  mais setentrionais do  Estado do Tocantins, juntamente com Esperantina.

            A população fez alvoroço para receber a Balsa e emocionou todos os integrantes da embarcação. Foguetório, faixas, gritos, aplausos, e até manifestações culturais aguardavam os expedicionários. (Vejam nas fotos logo abaixo)

tocnoticiass Balsa de Buriti Trajeto album on Photobucket

            São João do Araguaia-PA

            A primeira cidade paraense a receber a famosa Balsa, foi São João do Araguaia. A balsa aportou no porto da cidade exatamente às 15h25min desta sexta-feira (26), sendo esta a última escala da expedição que saiu de Estreito, no Maranhão, dia 18 de abril. Durante o restante da tarde desta sexta, e até às 10 horas do sábado (27), a balsa estará aportada para visitação pública. Em seguida, o projeto idealizado pela Casa da Cultura de Marabá segue rumo a Marabá, com chegada prevista para 16 horas. Abaixo fotos tiradas pelo fotógrafo Helder Messias em São João do Araguaia.

tocnoticiass Balsa de Buriti Sao Joao do Araguaia album on Photobucket

Fonte: Blog Hiroshibogea.com.br com fotos de Helder Messias