Em Comemoração ao Centenário de Marabá, Fundação Casa da Cultura Revive as Famosas Viagem de Balsas de Buriti Pelo Rio Tocantins

Data do post: 18/04/2013 - Visualizações: 5095

Para comemorar os 100 anos da cidade, a Fundação Casa da Cultura de Marabá está refazendo as desbravadoras viagens feitas com balsas construídas de talos de buritis que comercializavam produtos ao longo do Rio Tocantins.

imagem do site tocnoticias.com.br              A viagem histórica iniciou nesta quinta-feira (18), partindo da cidade de Estreito (MA), onde a equipe ancorou por volta das 16 horas no cais em Tocantinópolis. O trajeto original seria da cidade de Carolina (MA), de onde antigamente, famílias inteiras de comerciantes aventureiros viajavam da cidade maranhense descendo o Rio Tocantins vendendo seus variados produtos, até chegarem na grande Marabá (PA). A mudança da cidade de partida se deu por causa da construção da UHE Estreito que inviabilizaria a passagem da balsa. Os aventureiros saíram de Estreito (MA), na manhã desta quinta-feira onde pernoitarão em Tocantinópolis em um barco da equipe de apoio que conta também com uma lancha e um microônibus que segue os viajantes até as cidades onde prevêem ancorar.

            Na chegada a Tocantinópolis, foram recebidos pelos simpáticos velhinhos da "UMA", (Universidade da Melhor Idade), juntamente com os funcionários da Secretaria de Cultura do município, que festejaram e tiraram bastante fotos da balsa construída para a aventura. Muitos deles encheram os olhos de lágrimas ao avistarem a balsa aportando na beira rio, pois relembraram a infância quando era comum vê-las descendo carregadas de animais e alimentos.

imagem do site tocnoticias.com.br            Uma exposição com banners explicava um pouco da história desta importante época, que ajudou no povoamento da centenária Marabá, pois a maioria dos viajantes ao chegarem naquelas terras resolviam por lá ficar.

            Os objetivos principal da Fundação é preservar a memória regional e despertar o interesse pela história regional, valorizando esses verdadeiros heróis que tanto fizeram por essa região. Os aventureiros também irão documentar através de vídeos, fotografias e todos os meios de comunicação local, regional e nacional ao longo do percurso.

            Informações dão conta que as ultimas dessas balsas desceram o rio Tocantins até meados dos anos 70.

imagem do site tocnoticias.com.br  Os aventureiros da Fundação estão com a saída marcada do cais da Beira Rio em Tocantinópolis para as 07 horas da manhã desta sexta-feira (19), e pelo mapa disponibilizado (Clique Aqui para visualizá-lo), pernoitarão na ilha da Sumaúma no mesmo dia. No Sábado (19), sairão bem cedo de Sumaúma e após vencer as famosas cachoeiras que existem neste trecho, aportarão na cidade de Itaguatins (TO). No Domingo (21), os viajantes saem da cidade onde pernoitaram e se dirigem para a Imperatriz (MA), num trajeto de cerca de 28 km. Dia 22 a balsa ficará ancorada na cidade maranhense durante todo o dia com a exposição, e no dia seguinte (23), saem de Imperatriz com destino a cidade tocantinense de Praia Norte.

imagem do site tocnoticias.com.br            Dia 24 a balsa sai com destino a Vila Nova dos Martírios (MA), onde pernoitarão. No dia seguinte partem com destino a Cocal (PA), e neste dia passarão a noite na Ilha dos Bois no município de São João do Araguaia (PA).

            Já na quinta-feira (27), os aventureiros saem para o ultimo dia da jornada com destino a cidade aniversariante de Marabá (PA). Após a chegada, ficará exposto ao público na orla da cidade nos dias 01, 02, 03, 04 e 05, as fotografias tiradas durante a expedição. Após encerrada o período de amostra na cidade paraense, a exposição seguirá para Carolina (MA), onde ficará amostra dos dias 11 a 30/05. Encerrada a programação da expedição, a balsa será transferida para a sede da Fundação em Marabá.

            Vejam abaixo mais algumas fotos da chegada da expedição:

tocnoticiass Aventura Balsa de Buriti album on Photobucket

Fonte: Redação do Tocnoticias