Tocantinópolis/TO

Governo Do Tocantins Alinha Estratégias Para Qualificação Da Mão De Obra No Setor Turístico

Data do post: 16/02/2023 10:56:30   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsReunião entre secretarias e entidades alinha ações estratégicas no desenvolvimento de projetos convergentes já contemplados pelo Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics).

Representantes do Governo do Tocantins se reuniram para alinhamento estratégico das ações convergentes para melhorar a cadeia de valor do receptivo turístico nas regiões do Tocantins. 

Os projetos Tocantins Recebe Bem, Tocantins Mais Turismo, e Superação: Turismo e Hospitalidade foram contemplados no Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), no pilar de qualificação da mão de obra, aprovados pelo Conselho do Desenvolvimento Econômico (CDE), com aportes financeiros do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE).

Participaram do encontro o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) do Tocantins, Carlos Humberto Lima; o secretário da Cultura e Turismo (Sectur), Hercy Filho; o gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial  (Senac-TO), Jair Parriul; a gerente de Educação Profissional do Senac-TO, Betânia Faustino, e o coordenador estadual de Turismo do Sebrae, Alex Veras, acompanhados de suas equipes técnicas.

O secretário da Cultura e Turismo, Hercy Filho, que conduziu a reunião, ressaltou que as ações conjuntas permitem o fortalecimento do trade turístico no Estado e possibilitam que tanto o Jalapão como outras regiões sejam contempladas com medidas de desenvolvimento para o setor.  “Trabalhamos para que nosso Estado possa, cada vez mais, fortalecer e desenvolver o trade turístico. Temos a rota Serras Gerais-Jalapão, que integrada é o produto de ecoturismo mais desejado do país, e essa parceria com a Sics é fundamental na qualificação da mão de obra local para que o turista se sinta bem recebido e queira voltar”, salientou Hercy.

Para Alex Veras, a reunião foi estratégica para que as ações sejam alinhadas e coordenadas para evitar o retrabalho. "Hoje o Sebrae Tocantins esteve reunido com a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Secretaria de Turismo e Cultura e Senac alinhando as iniciativas para desenvolvimento do ecossistema turístico do Estado do Tocantins. A palavra de ordem desse momento foi alinhamento e convergência das ações para qualificação e profissionalização do ambiente de negócios para a atividade turística", explicou.

Para Betânia Faustino, a convergência de ações é essencial para que não haja sobreposição e os recursos sejam utilizados de forma otimizada. “Esse momento de alinhamento é extremamente oportuno, já temos a delimitação dos municípios, a proposta aprovada, contamos com três projetos distintos que serão desenvolvidos convergentemente, agora precisamos entrar em campo e avançar no processo de qualificação”, pontuou a gerente.

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, explicou a importância do turismo no Tocantins e que a política pública de qualificação de mão de obra como pilar do Pics é fundamental para o desenvolvimento local. “O Tocantins é conhecido no mundo também por seu potencial turístico, por isso precisa profissionalizar-se cada vez mais. Os projetos são complementares e receberam fomento para promover o desenvolvimento da gestão empresarial, por meio do Sebrae, melhorar o receptivo turístico, com o Senac, e atuar na governança do trade turístico, com as ações da Sectur. Essa é uma política de qualificação constante que veio para ficar”, finalizou.

Sobre os Projetos

Tocantins mais Turismo

O projeto será executado pelo Sebrae e objetiva promover a competitividade sustentável dos destinos do Tocantins, por meio de ações de qualificação e melhoria de produtos/serviços turísticos ofertados pelos pequenos negócios do setor, bem como o posicionamento digital do destino, fortalecimento do trade e estimulo ao empreendedorismo, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico do Estado. A iniciativa beneficiará 600 pequenos negócios em 12 municípios de 3 regiões turísticas (Serras Gerais, Encantos do Jalapão e Serras e Lago).

Superação: Turismo e Hospitalidade

Executado pelo Senac, o programa propõe a oferta de 1.425 vagas em cursos e programas de capacitação para pessoas que atuam no segmento do receptivo turístico e para pessoas que desejam atuar também como empregados ou prestadores de serviços em empresas do receptivo turístico, nas regiões de Serras e Lago, Encantos do Jalapão e Serras Gerais, no período de 2022/2023.

Tocantins Recebe Bem

Executado pela Sectur, o projeto objetiva contribuir para a melhoria na gestão, operação e prestação dos serviços, proporcionando o desenvolvimento econômico e o fortalecimento dos destinos turísticos, por meio de um programa de capacitação que conta com ações voltadas aos gestores municipais de turismo, instituições, empresários, condutores de pesca esportiva e ambientais, comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas) além da polícia turística.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias