Tocantinópolis/TO

Investimento Do Governo Do Tocantins Em Tecnologia e Melhoramento Genético Garante Avanço Na Agricultura e Na Pecuária Tocantinense

Data do post: 16/12/2022 20:11:38   Imprimir  -  Compartilhar

AdapecFortalecimento, concretização do Serviço de inspeção Municipal nos municípios e lançamento efetivo do Susaf também são destaques durante o ano de 2022.

O melhoramento genético do rebanho bovino tocantinense, por meio do programa Mais Genética, e a difusão tecnológica para o gado de corte com o programa Rota da Pecuária são destaques entre as ações desenvolvidas pelo Governo do Tocantins no decorrer do ano de 2022, por meio da Diretoria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária (Dapec), da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

Exemplo de sucesso no cenário nacional, o programa Mais Genética Tocantins está disponibilizando 100 mil kits para Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF) e contemplando pequenos e médios pecuaristas dos 139 municípios tocantinenses.

Já com a Rota da Pecuária, programa inédito na região Norte do país, foram apresentados na prática diferentes tecnologias adotadas, os cenários e as novas perspectivas para o setor em pequenas, médias e grandes propriedades produtoras de gado de corte no Tocantins.

Segundo o secretário da Seagro, Jaime Café, com o Rota da Pecuária, por exemplo, foi possível mostrar a pecuária real, os seus desafios e os exemplos de sucesso, alcançando ótimo retorno do público e dos pecuaristas. "Confirmamos que a pecuária tocantinense é uma verdadeira indústria a céu aberto, onde se atrela tecnologia, genética e produção”,enfatizou o gestor.

“Foi possível identificar as diversas tecnologias de gado de cria, recria e engorda que movimentam a economia tocantinense e verificar, in loco, de onde sai toda carne exportada pelo Estado. Conseguimos muitas informações e números importantes para que possamos estabelecer políticas públicas e auxiliar ainda mais os produtores”, reforçou o diretor da Dapec, José Américo Vasconcelos.

Agroindústria

O fortalecimento e a concretização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nos municípios e o lançamento efetivo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) também são destaques durante o ano de 2022 e resultaram em avanços para o Estado, principalmente para os agricultores familiares.

Outros destaques

Na área de agroenergia e floresta, o destaque vai para a construção do primeiro  biodigestor sertanejo no Tocantins, Fazenda Buritizal, no distrito de Taquaruçu. Com o biodigestor, além de reduzir os custos com fertilizantes químicos nas pastagens, é possível proporcionar economia com a produção do biogás, utilizado no preparado das refeições, entre outros.

Na área de agrometeorologia, foi realizado também importante seminário para a apresentação das Tendências Agroclimáticas do Tocantins. O objetivo foi subsidiar a cadeia produtiva com informações e elementos que auxiliem no planejamento e tomada de decisão por parte do setor agropecuário, além de minimizar possíveis perdas decorrentes das mudanças climáticas.

“A agricultura é a atividade econômica que mais depende das condições climáticas, uma vez que elas afetam todo o processo produtivo: cultivo, colheita, armazenagem, transporte e comercialização dos produtos”, ressaltou o diretor José Américo.

Dias de campo, visitas técnicas e o contato direto com os agricultores e pecuaristas tocantinenses também foram ações constantes realizadas pela Seagro, por meio da Dapec, em vários municípios tocantinenses.

“Nossos objetivos são trabalhar e desenvolver políticas públicas, incentivando a utilização de tecnologias e o aumento de produtividade. Isso tudo levando ações pertinentes à produção agropecuária para beneficiar os produtores desde grãos, frutas, raízes e tubérculos, até a pecuária de corte e leite”, concluiu o diretor José Américo.

Fonte: Adapec

Veja também
Todas as Notícias