Tocantinópolis/TO

Sectur Divulga Pesquisa Do Perfil Dos Turistas e Visitantes Da Temporada De Praia 2022

Data do post: 07/12/2022 20:59:52   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsEstudo foi realizado por amostragem em alguns dos municípios que apresentaram projetos de temporada de praia e que receberam apoio financeiro do Governo do Estado e de emendas parlamentares através da Sectur.

O mês de julho é quando as águas dos rios baixam e surgem as belas praias paradisíacas e temporárias que atraem e encantam os visitantes de dentro e fora do Tocantins, o que também favorece a geração de emprego e renda. Com o objetivo de conhecer o perfil dos turistas e a movimentação financeira dos municípios, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur), com ação do Observatório do Turismo do Tocantins, realizou um levantamento no período de 1º a 31 de julho, em sete cidades. A pesquisa apresentou resultados positivos para economia dos municípios.

O estudo foi realizado por amostragem em alguns dos municípios que apresentaram projetos de temporada de praia e que receberam apoio financeiro para realização dos eventos, sendo elas: Araguacema, Araguanã, Itaguatins, Pedro Afonso, Peixe, Tocantinópolis e Tupiratins. Ao todo, 23 municípios foram contemplados com recursos destinados pelo Governo do Tocantins, provenientes da Sectur e de emendas parlamentares com valores na ordem de R$ 7,3 mi, para investimento na infraestrutura de palco, a exemplo de iluminação, som, além das atrações culturais.

Pela pesquisa financeira, foram visitados 55 estabelecimentos comerciais nas sete cidades, incluindo barraqueiros, empreendedores e ambulantes. Dos comerciantes pesquisados, 59% eram do sexo feminino e 41% do sexo masculino.

O levantamento também foi realizado junto aos visitantes. No total 645 turistas foram questionados, sendo 57% sexo feminino e 43% masculino. Durante a abordagem eles responderam sobre o grau de satisfação, permanência, meio de hospedagem, gasto médio por turista, ocupação, escolaridade, renda familiar, dentre outros.

Segundo o gerente de pesquisas e informações da Sectur, Gabriel da Luz, a coleta de dados foi realizada por amostragem nessas cidades selecionadas, de forma presencial, utilizando o método quantitativo de pesquisa, seguindo critérios técnicos estatísticos de pesquisa. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Para o secretário da Sectur, Hercy Filho, o apoio do Governo do Tocantins, com os investimentos nos projetos de temporadas de praias garante um retorno positivo para o turismo. “ A pesquisa do perfil dos turistas e de movimentação financeira é de suma importância, pois serve de base para que os municípios, com tradição de temporada de praia, possam se organizar e planejar com eficiência esse período tão importante para cadeia do turismo e impactos positivos na oxigenação da economia regional”, considerou.

Para a secretária municipal de Turismo, Cultura e Lazer de Araguanã, Gislana Campos, o turismo é uma atividade importante para economia do município. "A pesquisa realizada durante a temporada de verão, que aconteceu no mês de julho na cidade, é de suma importância para a gestão, pois nos ajuda a identificar o perfil do turista visitante, a levantar as demandas prioritárias e o que tem que ser mudado, tanto na estrutura física da ilha onde acontecem os shows, quanto na cidade. E também, na divulgação do ponto turístico em si. Ficamos agradecidos pela parceria", considerou.

A pesquisa está disponível para consulta no site do Observatório do Turismo do Tocantins, no endereço: https://observatorio.turismo.to.gov.br

Observatório do Turismo do Tocantins

O Observatório do Turismo do Estado do Tocantins tem o objetivo de facilitar o planejamento e gestão pública e privada da atividade turística.

A existência de dados e estudos é uma das coisas mais importantes para o planejamento público e o investimento privado. Decisões estratégicas devem ser tomadas a partir de dados que fundamentam as possibilidades de negócios, no caso do setor privado, e o planejamento do turismo, no caso do setor público.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias