Tocantinópolis/TO

Vereador Irmão Jairo é Eleito Presidente da Câmara de Tocantinópolis e Eurivaldo Gomes Deixa a Base do Prefeito

Data do post: 29/11/2022 01:51:20   Imprimir  -  Compartilhar

Acervo www.tocnoticias.com.brNa noite desta segunda (28), a Câmara Municipal de Tocantinópolis realizou a eleição para o biênio de 2023 – 2024. O vereador da base do prefeito, Irmão Jairo, foi eleito com 7 votos. Na segunda colocação, com 3 votos, ficou o vereador oposicionista Roberlan Cokim e, o vereador Eurivaldo Gomes permaneceu na terceira colocação com apenas 1 voto.

A chapa eleita, denominada de O Trabalho Continua, ficará da seguinte forma:

Presidente: Jairo Pereira da Silva (Irmão Jairo)

Vice-Presidente: José Raimundo Gomes Leite (Zé Raimundo do Dertins)

2ª Vice-Presidente: Elizângela Gomes de Sousa Fernandes (Branca Gomes)

1º Secretário: Davi Wamimen Chavito Apinagé (Davi Apinajé)

2º Secretário: Ricardo Palmeira Lima (Ricardo Lima)

Eurivaldo Gomes

Na oportunidade, após a apuração da votação, o vereador Eurivaldo Gomes (MDB), fez (ao Zé Raimundo do Dertins) a seguinte declaração: “Primeiramente, senhor presidente, quero deixar bem claro que você não poderia participar da chapa como vice (presidente). O Regimento Interno não permite. Provavelmente a eleição será judicializada e eu espero que (a próxima eleição) seja feita de forma democrática.”

Eurivaldo, alegando falta de companheirismo, frisou, na tribuna, que não faz mais parte da bancada do atual prefeito municipal. O vereador emedebista disse que a partir do momento será um vereador independente, que votará de acordo com suas próprias convicções e no que for melhor para os munícipes. “Fizeram uma chapa às escuras, o vereador Jairo não me procurou nenhuma vez para saber se eu queria compor a chapa dele ou se ele seria candidato. Por isso lancei meu nome porque acho que tem que ter democracia. Eu que faço parte também da bancada do município, do governo municipal, não ser ouvido por ninguém, então esse tipo de ditadura não existe mais, não perdura”. Discursou Eurivaldo que finalizando disse que não faria mais parte da bancada do prefeito. “Serei um vereador independente, não farei mais parte da bancada do prefeito, eu votarei no que for de interesse pra Tocantinópolis, o que eu achar com a minha conveniência e o que é bom para nosso município”. Concluiu.

Assista o discurso na íntegra no vídeo abaixo:  

Roberlan Cokim

Durante seu direito a fala na tribuna como candidato da presidente, o vereador de oposição explicou que sua candidatura é a dos “concursos”, tanto que sua chapa avulsa foi denominada “Chapa Concurseira”. Em seu discurso, Roberlan não poupou os aliados do gestor na casa, dizendo que o teto máximo para os vereadores que fazem parte da base do prefeito seria a presidência da câmara. “Essa eleição é muito importante para essa casa de leis, até porque o teto máximo para esses vereadores é a presidência da câmara, nenhum deles almeja e nem vai conseguir passar desse cargo, pois nós sabemos muito bem como é que funciona a política aqui em Tocantinópolis, não tem vaga pra outra coisa”. Ainda em sua fala o opositor disse que a sua chapa defende concurso público não só para a câmara, mas também na própria prefeitura, citando ainda os vários contratados que foram demitidos sumariamente pelo prefeito dias atrás sem nenhuma explicação. “Os contratados são usados como gado eleitoreiro, passou a eleição perdeu o valor”. Disse Cokim.

Opinião

A nova mesa diretora, que foi apenas trocada as peças de lugar, ao que tudo indica, continuará sendo apenas uma extensão vergonhosa do gabinete do prefeito, aceitando seus desmandos a bel-prazer e de forma humilhante. Uma avacalhação afrontosa com quem lhe confiara o voto na eleição de 2020.

Fonte: Redação do Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias