Tocantinópolis/TO

Forças De Segurança Atuam De Forma Integrada Para Garantir Tranquilidade Durante Aplicação Das Provas Do Enem 2022

Data do post: 11/11/2022 11:58:19   Imprimir  -  Compartilhar

PM TOA PM empregará um efetivo de cerca de 590 policiais atuando no policiamento ostensivo e preventivo em todas as localidades.

Sob a coordenação da Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSI/SSPTO) e o Sistema Integrado de Operações (Siop), as forças de segurança do Tocantins atuarão de forma integrada para garantir a tranquilidade necessária aos candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos domingos, 13 e 20 de novembro.

O Enem é a segunda maior operação logística que ocorre em âmbito nacional, ficando atrás apenas da operação Eleições. Há vários anos, as forças de segurança do Tocantins têm sido requeridas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um dos braços do Ministério da Educação, e também pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, para dar apoio à guarda de malotes com provas, transporte dos malotes com escoltas aos veículos dos Correios e segurança dos locais de prova nos dias de aplicação do Enem.

Para coordenar e monitorar todas as ações empreendidas pelas forças de segurança, durante a Operação Enem 2022, o Gabinete de Monitoramento foi instalado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, ficando aberto das 6 às 22 horas, de ambos os domingos de prova, com a participação de representantes de todas as corporações.

Nos 31 municípios tocantinenses onde as provas serão aplicadas, a logística de distribuição será feita pelos Correios, sob a escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar.

A PM empregará um efetivo de cerca de 590 policiais atuando no policiamento ostensivo e preventivo em todas as localidades. A Polícia Civil vai reforçar todas as Centrais de Atendimento e a Delegacia Virtual.

Na Capital, a Superintendência de Trânsito e Mobilidade Urbana reforçará o controle de tráfego nos principais colégios, bem como as linhas de transporte que atuam nesses perímetros.

Integração

“Mais uma vez, as forças de segurança se unem, nessa que é a segunda maior operação nacional. Todas com um mesmo objetivo: garantir a paz durante as provas, para que os candidatos tenham como única preocupação fazer uma boa prova e tirar a melhor nota, de forma que nada venha a atrapalhar o seu desempenho”, destaca o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa.

O comandante-geral da PM, coronel Márcio Barbosa, ressalta o trabalho da corporação durante os dias de prova. “A Polícia Militar se organizou para atuar dentro e fora das escolas onde acontecem as provas, nas 31 cidades, para prevenir eventuais contravenções durante o Enem, dando todo o suporte necessário à realização do exame”, ressalta.

“Todas as instituições, órgãos e agências, federais, estaduais e municipais, vão desenvolver suas atividades, cada um de acordo com suas atribuições, mas de maneira integrada, para garantir tranquilidade ao candidato, para que o Enem ocorra de forma pacífica e segura a todos”, reforça o diretor do Siop, coronel Álon Amaral.

A Operação Enem 2022 é coordenada pela SSI/SSPTO e pelo Siop, com atuação das Polícias Militar, Civil, Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria da Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), do Correios, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO) e da Energisa.

Fonte: PM TO

Veja também
Todas as Notícias