Tocantinópolis/TO

Naturatins Realiza Concurso De Mascotes Com o Tema Espécies Ameaçadas

Data do post: 10/11/2022 11:13:58   Imprimir  -  Compartilhar

NaturatinsConcurso vai escolher o melhor desenho feito por estudantes do ensino infantil de escolas dos municípios abrangidos pelo território Cerrado Tocantins.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realiza nos próximos dias 16 a 25, um concurso de desenho envolvendo crianças das escolas infantis dos municípios que fazem parte do território Cerrado Tocantins: Dianópolis, Almas, Novo Jardim, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Peixe e Paranã. O objetivo do concurso é escolher uma mascote para o Plano de Ação para Conservação das Espécies Ameaçadas do Território Cerrado Tocantins (PAT Cerrado Tocantins).

O PAT Cerrado Tocantins faz parte do Projeto Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção, financiado pelo Fundo Ambiental Global. No Estado, o PAT contempla dois territórios prioritários: Cerrado Tocantins e Meio Norte),  para os quais foram propostas ações que estão sendo executadas, no sentido de contribuir para a preservação das espécies ameaçadas.

Uma das ações é o concurso de mascotes, que consiste na escolhe dos melhores desenhos, feitos pelos estudantes de ensino infantil dos municípios abrangidos pelo projeto. O tema dos desenhos é espécies do Cerrado ameaçadas de desaparecer.

A escolha da mascote será feita por etapas. Primeiro, haverá votações nas escolas, que selecionarão os melhores trabalhos para representá-las.  Posteriormente, os desenhos selecionados serão postados nas redes sociais do PAT Cerrado Tocantins (Instagram, Facebook e Tik Tok) para votação aberta.

Além de ter seus trabalhos amplamente divulgados, os dez trabalhos escolhidos pelas escolas vão receber certificado e um livro O Pirarucu Encantado, da autora e pesquisadora tocantinense Irma Galhardo.

Preparação

No próximo dia 17 terão início visitas às escolas, quando serão apresentadas as regras do concurso nas escolas dos municípios atendidos pelo projeto. As escolas terão até o dia 25 para apresentar seus trabalhos.

De acordo com o pesquisador e biólogo do Naturatins, Oscar Vitorino, coordenador das ações do PAT Cerrado no Tocantins, o envolvimento com as escolas e os estudantes faz o elo com a sociedade civil, despertando o senso de preocupação com as espécies ameaçadas.

“Esse envolvimento traz o lúdico através dos desenhos, e a participação da comunidade, por meio da votação, tornando o projeto mais acessível e envolvente com uma ação de cidadania e educação ambiental ao mesmo tempo”, explicou.

PAT Cerrado

Neste link da WWF Brasil, instituição parceira da ação, tem como fazer o download do sumário executivo que tem todas as informações do Pat Cerrado Tocantins e também o nome de todas as espécies em extinção e ameaçadas que o projeto tem como ponto focal:

https://www.wwf.org.br/?77850/Plano-de-Acao-Territorial-de-Conservacao-de-Especies-Ameacadas-de-Extincao-do-Cerrado-Tocantins

Fonte: Naturatins

Veja também
Todas as Notícias