Tocantinópolis/TO

Ação Da SES Incentiva Prevenção De Doenças Transmissíveis

Data do post: 02/05/2022 11:15:45   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsEm janeiro, fevereiro e março, deste ano, foram distribuídos mais de 700 mil preservativos masculinos de femininos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde e Gerência de Doenças Transmissíveis (GDT), realiza mensalmente a distribuição de insumos como preservativos masculinos e femininos, com o objetivo de incentivar a prevenção de doenças transmissíveis.

Nos primeiros três meses deste ano, a SES já distribuiu, aos 139 municípios tocantinenses, mais 749 mil preservativos, cerca de 20 mil femininos e 729 mil masculinos. Em estoque na SES, constam mais de 2 milhões de preservativos femininos e masculinos.

Prevenção

“A distribuição de insumos de prevenção aos municípios é realizada através do mapa mensal de insumos de prevenção pactuado em CIB desde setembro de 2014. O município encaminha todo início de mês o mapa contendo informações como saldo anterior, distribuídos, saldo final e quantidade solicitada. O mapa gera um memorando de liberação que é encaminhado ao almoxarifado central e o município retira a quantidade solicitada”, explica o assessor de prevenção da área técnica DST/Aids e HIV, Márcio Thales Salgado Lana.

Segundo dados da Gerência de Doenças Transmissíveis, o Tocantins registrou 150 casos de HIV em 2021. As cidades com maior incidência são Palmas, Araguaína e Gurupi. “A Secretaria de Estado da Saúde incentiva mensalmente a prevenção de doenças transmissíveis através da distribuição dos insumos e orientações para as equipes de saúde dos 139 municípios. Além disso, mantemos a regularidade dos estoques para que possamos atender a população”, finalizou a Superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Perciliana Bezerra.  

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias