Tocantinópolis/TO

Tocantinópolis: Alunos e Funcionários de Escola Estadual Passam Mal Após Consumir Alimentos Servidos na Merenda

Data do post: 15/04/2022 02:55:08   Imprimir  -  Compartilhar

Foto reprodução whatsappOcorrência aconteceu na tarde da última quarta-feira (13), quando vários alunos e alguns funcionários da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro começaram a passar mal todos ao mesmo tempo, sendo preciso acionar ambulâncias para o atendimento dos enfermos.

Uma ocorrência inusitada aconteceu na tarde da quarta-feira (13), na cidade de Tocantinópolis quando vários alunos de uma unidade escolar do Estado começaram a ter náuseas em série causando pânico entre funcionários e demais alunos.

Segundo informações divulgadas através de uma pequena nota amplamente disseminada no aplicativo whatsapp, o incidente aconteceu após alguns alunos e também funcionários terem consumido um prato conhecido como Salpicão, que havia sido servido no lanche da tarde.

A primeira nota dizia o seguinte: “Boa tarde Senhores Pais e Responsáveis, a Unidade Escolar Girassol de Tempo Integral XV de Novembro gostaria de informar através deste que os estudantes e funcionários sentiram mal estar gastrointestinal após o lanche da tarde, caso seu filho sinta algum mal estar, dirigir-se até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Acionamos a Secretária de Saúde do Município para investigar o caso, reitero que todos os estudantes foram atendidos imediatamente”.  A nota não estava assinada por nenhum responsável pela escola, porém, posteriormente um comunicado também foi divulgado em grupos do whatsapp com o seguinte teor:  

“Comunicado!

Senhores pais ou responsáveis, informamos que hoje fomos surpreendidos com alguns estudantes e servidores com episódios de vômito, outros com crise de ansiedade. Lamentamos profundamente o ocorrido, destacamos que todos os procedimentos de primeiros socorros foram adotados e que a Equipe XV de Novembro foi ágil em atender primeiramente os estudantes, destacamos ainda que a Equipe de Saúde da cidade atenderam prontamente as demandas da escola. A escola se coloca a disposição para quaisquer esclarecimentos, ainda estamos na escola, porque solicitamos coleta das amostras das refeições servidas hj, bem como da água. Reiteramos nosso respeito por todos os nossos estudantes, servidores e comunidade Tocantinopolina, pedimos desculpas pelo ocorrido e solicitamos mais uma vez a confiança no trabalho desta equipe que é incansável em ofertar o melhor diariamente.

Atenciosamente, Simone Resplandes - Gestora da Escola Estadual G.T.I XV de Novembro.”

A secretaria municipal de saúde de Tocantinópolis também emitiu um comunicado que foi postado no site da prefeitura informando que havia acionado o protocolo de ação para incidente com múltiplas vítimas, para realizar atendimento em um caso de suposta intoxicação alimentar ocorrido na Escola Estadual XV de Novembro. Segundo informaram, as equipes realizaram a classificação de risco e removeram os pacientes para o Hospital Municipal José Sabóia e UPA. A informação postada dizia que uma equipe da coordenação de vigilância sanitária esteve no local acompanhando os trabalhos da equipe técnica que coletou amostras de alimentos e água nas torneiras e reservatório da escola para exames laboratoriais.

Foto DivulgaçãoOpositor ferrenho da atual gestão, o vereador Roberlan Cokim (PSC-TO), postou em sua conta no twitter que duvida se darão algum resultado do que realmente aconteceu. Ao publicar um dos vídeos que recebeu sobre o episódio o camarista disparou: “Alunos e funcionários da Escola Estadual Girassol de tempo integral XV de Novembro de Tocantinópolis passaram mal após comer um salpicão servido no lanche da tarde. A prefeitura afirma que coletaram amostras de alimentos e água para descobrir a causa, dúvida se darão o resultado!”

Procurado sobre a postagem duvidosa o vereador declarou o seguinte: “Os cargos de direção e centenas de outros contratados tanto do município como do Estado são indicados pelo grupo que estacionou no poder aqui na cidade, acha mesmo que irão apresentar algum resultado que indique a culpa de alguém colocado por eles mesmos? Nunca, ainda mais com uma eleição se aproximando!” Disse Roberlan.

Fonte: Redação do Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias