A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins (FICCO/TO) realizou, nesta semana, a Operação Alforria, com o objetivo de desarticular organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas e em homicídios que aterrorizavam os moradores dos complexos residenciais Vila do Sol e Lago Sul 2, no Jardim Aureny III, em Palmas.
A operação foi conduzida de forma integrada pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal do Tocantins, contando ainda com o apoio da Guarda Metropolitana de Palmas, que disponibilizou ônibus para a logística da ação.
Com a participação de cerca de 250 policiais, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão. Os investigados são suspeitos de integrar organização criminosa, conforme o art. 2º da Lei 12.850/13, além de responderem por lavagem de capitais (art. 1º da Lei 9.613/1998) e tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/2006).
A Operação Alforria visa, principalmente, restabelecer a segurança e tranquilidade nos residenciais afetados, devolvendo à população o direito constitucional à propriedade e à habitação. Outro ponto fundamental é o fortalecimento da presença estatal em áreas vulneráveis à criminalidade, além de reduzir os índices de violência e desarticular organizações criminosas, enfraquecendo possíveis conflitos entre seus integrantes.
O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, destacou o comprometimento das forças de segurança pública com a população. “A Polícia Militar do Tocantins reafirma seu compromisso em proteger a sociedade e garantir que cada cidadão tenha seu direito à segurança preservado. Essa é a força do trabalho integrado em defesa da população”, declarou.
A FICCO/TO é composta pelas forças de segurança federal e estadual, com o propósito de intensificar a investigação, prevenção e repressão às organizações criminosas e à criminalidade violenta que ameaçam a ordem pública. A integração entre as instituições reforça a eficiência das operações e o combate ao crime organizado no estado.
Com a deflagração da Operação Alforria, as forças de segurança reafirmam sua determinação em devolver à população a paz e a dignidade, promovendo justiça e a garantia dos direitos fundamentais.