Tocantinópolis/TO

Agência De Metrologia Faz Aferição Em Radar Após Reparos

Data do post: 04/04/2022 09:50:47   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsEquipamento medidores de velocidade está instalado na avenida LO-04, próximo ao Parque dos Povos Indígenas, em Palmas.

Os radares – instrumentos medidores – são equipamentos que orientam aos motoristas sobre velocidades máximas permitidas nas vias, conforme estudos de engenharia de trânsito que visam reduzir acidentes.

Conforme o Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, referente à obrigatoriedade de verificação de radares de velocidade em novos instrumentos, ou uma vez por ano, ou ainda todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo; a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado no Tocantins, realiza operação de Verificação Pós Reparo no equipamento de medição de velocidade.

A ação ocorre nesta terça-feira, dia 5, às 9 horas, no instrumento que está instalado na Av. LO 4, faixa de pedestre (Parque dos Povos Indígenas/QD 104 Norte) - sentido oeste. Para tanto, o trânsito deverá ser isolado por cerca de quarenta minutos, o que requer a atenção dos motoristas. Na ação, a Agência de Metrologia conta com o apoio da equipe de trânsito da Prefeitura Municipal de Palmas, com o isolamento da área para as aferições.

De acordo com o presidente da AEM, Rérison Castro, “o radar é um equipamento extremamente sensível e precisa estar com a aferição em dia. Raios e quedas de energia podem fazer com que o equipamento necessite de reparo e, posteriormente, de aferição pós-reparo”, aponta o gestor.

Como são feitos os testes metrológicos

Para fazer a aferição dos radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes em cada radar, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

Para o funcionamento, os instrumentos medidores de velocidade devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.

Para que servem as aferições de radar

A ação tem por objetivo atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.

Motorista deve ficar sempre atento e evitar multas desnecessárias

É importante que o motorista esteja sempre atento à velocidade da via, pois as medições sempre consideram a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas.

Vale ressaltar que todos os radares de Palmas, fixos e móveis, estão em pleno funcionamento.

keyboard_arrow_up

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias