Tocantinópolis/TO

Educação Prepara Material Didático Voltado Para Alunos Indígenas

Data do post: 30/03/2022 22:05:29   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsMaterial está sendo elaborado em formação realizada no âmbito do Programa de Recomposição das Aprendizagens.

Preencher as lacunas deixadas pela pandemia da covid-19 e adaptar a proposta do Programa de Recomposição das Aprendizagens (Recomeçar) para as escolas indígenas são os principais objetivos da formação que está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, de 30 de março a 1° de abril. Técnicos da equipe pedagógica, técnicos de suporte e professores das escolas indígenas participam da elaboração colaborativa do material didático que será trabalhado em sala de aula.

A diretora de Educação Básica, Celestina Maria Pereira de Souza, ressalta que o programa Recomeçar foi implantado pela Seduc para adequar as habilidades e as competências dos estudantes ao ano ou à série que estão matriculados. “O diálogo com os professores das escolas indígenas faz parte da estratégia curricular que visa alcançar melhores resultados entre esses estudantes”, afirmou a educadora.

O Tocantins possui sete povos indígenas, 225 aldeias e uma população com mais de 16 mil pessoas. A Seduc oferta a educação básica, especificamente para esse público, em 118 escolas e extensões localizadas em seis municípios do estado.

A técnica pedagógica e indigenista da Seduc, Istélia Folha, é uma das educadoras que participa da formação e ressalta que os povos indígenas têm suas especificidades, seu tempo, seu jeito de ser e a sua riqueza cultural. “Este curso vai ajudar bastante, porque leva em consideração a realidade deles, trazendo o conhecimento do Recomeçar, mas com um diálogo aberto que valoriza a interculturalidade. São povos diversos, com línguas diferentes e precisamos respeitar o jeito e a secularidade de cada comunidade”, afirmou.

O programa Recomeçar prioriza a língua portuguesa e a matemática, pois parte-se do princípio de que essas habilidades essenciais ajudam no desenvolvimento das demais, consolidando todos os componentes. Conforme a Gerência de Educação Indígena, para este público os desafios são maiores, porque é necessário considerar, por exemplo, questões geográficas, de linguagem e salas multisseriadas.

Após a construção do material didático do Recomeçar Indígena, o próximo passo será a formação dos professores nas escolas situadas nos municípios de Araguaína, Gurupi, Miracema, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Tocantinópolis.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias