Tocantinópolis/TO

Nota - Polícia Militar reitera prazo para Recenseamento Cadastral Previdenciário

Data do post: 29/03/2022 19:02:57   Imprimir  -  Compartilhar

PM TOO Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel QOPM Julio Manoel da Silva Neto, reitera a necessidade do Recenseamento Cadastral Previdenciário e alerta para o prazo, que se encerra em 30 de Abril.

O Recenseamento Cadastral Previdenciário é de caráter obrigatório para todos os servidores públicos civis e militares, os não recenseados poderão sofrer medidas sancionatórias previstas em Estatuto próprio, inclusive a suspensão do pagamento da remuneração, revogação da cessão ou afastamento.

Considerando a emissão por parte do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins – IGEPREV da Instrução Normativa nº 01, de 20 de outubro de 2021, publicada no DOE nº 5953, da Portaria nº 3134, de 14 de dezembro de 2021, publicada no DOE nº 5989 e do Edital de Convocação nº 7, de 14 de dezembro de 2021, publicado no DOE nº 6006 (anexos), alerta que cada policial militar esteja ciente dos conteúdos dos documentos exigidos, bem como tome as providências necessárias, a fim de realizar a devida inserção das informações solicitadas no recenseamento.

ORIENTAÇÕES (Informações retiradas do site do IGEPREV):

Quem deve fazer

O Recenseamento Previdenciário é para todos os servidores ativos titulares de cargo efetivo, inativos e pensionistas, de todos os poderes, inclusive de suas autarquias e fundações públicas, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública Estadual, bem como os militares ativos e inativos e seus respectivos pensionistas.

O Recenseamento deve ser realizado, pelo aplicativo MEU RPPS ou via web, através de um hyperlink, disponibilizado no site do Igeprev. Para os que estão em outros países, a orientação é que realizem o procedimento do Recenseamento Previdenciário, de forma exclusiva pela web, no site do Instituto.

Exclusivamente on-line

Importante ressaltar que o procedimento para realização do Recenseamento é totalmente on-line e pode ser feito pelo computador ou pelo celular. Aqueles que não possuem webcam no computador poderão fazer o Recenseamento pelo Aplicativo Meu RPPS no celular, pois é necessário fazer a foto no momento do cadastro, onde o sistema realiza o reconhecimento facial. Caso o processo seja iniciado no computador, não tem problema que seja concluído pelo celular sem a necessidade de reiniciar o processo do Recenseamento do zero.

Aplicativo ou hyperlink

Para baixar o aplicativo “MEU RPPS”, o usuário deve acessar a loja virtual do dispositivo móvel, Android ou IOS, e digitar MEU RPPS. Ao baixar o aplicativo, basta escolher o Estado do Tocantins, em seguida clicar em Igeprev e se cadastrar.

Para acessar o aplicativo, o segurado ou beneficiário poderá utilizar o mesmo usuário e senha do Portal do Segurado do site do Igeprev ou clicar no botão “Não sou cadastrado”, e criar um novo acesso. Após entrar no aplicativo deve abrir o menu “Recenseamento Previdenciário” e realizar o procedimento com segurança. Já pelo computador, o segurado deverá clicar no hyperlink, que está disponível no link Recenseamento Previdenciário 2022, no site do Igeprev, e informar o CPF e data de nascimento, para acessar a base cadastral.

Importante

O usuário deve preencher todos os campos necessários e obrigatórios, assim como anexar todos os documentos, nos formatos PDF e JPEG, e enviar as imagens solicitadas de identificação, de um lugar com boa luminosidade, de forma legível e com nitidez, para que os documentos sejam devidamente validados.

Um destaque no que se refere a documentação para realização do Recenseamento, é para a inclusão do documento de identidade civil (RG) de todos os dependentes do segurado, independente da idade.

Concluídos todos os procedimentos, o sistema vai gerar um protocolo temporário com a opção de salvar, imprimir ou enviar por e-mail. O usuário deverá acompanhar, pelo aplicativo ou via web, no hyperlink disponibilizado no site do Instituto, a validação dos documentos encaminhados para o Recenseamento Previdenciário.

O cadastro ficará com o status “em análise” até que seja concluído e validado pela equipe de recenseadores. Só após a validação e conclusão do cadastro é que será gerado um protocolo definitivo, que será enviado para o e-mail informado no cadastro, com status concluído.

Caso haja alguma divergência entre as informações e os documentos anexados, ou os documentos enviados não estejam legíveis, esse cadastro ficará como pendente até que o interessado envie o documento de forma correta, legível e nítido.

Nesse caso, a equipe de recenseadores entrará em contato com o interessado via e-mail (recenseamentoigeprevto@igeprev.to.gov.br), ou por meio de mensagem de texto, através da Central de Atendimento, via WhatsApp (063) 99977-4513, informando as pendências do cadastro a serem sanadas, ou solicitando os documentos e/ou informações que faltaram.

Atendimento nos polos de Palmas, Araguaína e Gurupi

Além de atendimento nos polos do Igeprev, em Palmas e nas Unidades do É Pra Já, em Araguaína e Gurupi, o Igeprev conta também com o canal do YouTube, Momento Previdência Igeprev-TO, para informações importantes e atualizadas, sobre o Recenseamento Previdenciário, e o link Recenseamento Previdenciário 2022 é disponibilizado no site do Igeprev; assim como a Central de Atendimento, disponibilizada exclusivamente para o Recenseamento via WhatsApp: (063) 99977-4513 (mensagens de texto, de voz e envio de arquivos).

O recenseamento poderá ser efetuado através do seguinte link:

https://www.agendacenso.com.br/tocantins

Fonte: PM TO

Veja também
Todas as Notícias