Tocantinópolis/TO

Temporada De Plantio De Soja Começa Nas Planícies Tropicais Tocantinenses

Data do post: 16/04/2024 21:41:51   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoA Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) anunciou que a tão aguardada temporada de plantio de soja semente está oficialmente aberta a partir deste sábado, 20 de abril, nas Planícies Tropicais tocantinenses. Esse período se estenderá até o dia 31 de maio, oferecendo uma oportunidade crucial para os agricultores da região. Compreendendo os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré, a janela de plantio promete trazer perspectivas animadoras para o setor agrícola local. Vale ressaltar que o prazo para a colheita se encerra em 20 de setembro.

O plantio excepcional de soja semente nas Planícies Tropicais é um processo regulado e autorizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Ele atende a finalidades específicas, como pesquisa, ensino, produção de sementes e reserva de semente para uso próprio dentro das normativas legais.

Cleovan Barbosa, responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja da Adapec, enfatiza a importância do procedimento para os sojicultores da região. Para cultivar soja nessa área, os agricultores devem solicitar previamente autorização à Adapec, apresentando documentos como cadastro de propriedade, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico e croqui das lavouras. "O download dos documentos necessários para o cadastro está disponível no site da Adapec. Basta preencher os formulários e, em seguida, entregar a documentação em um dos escritórios da Agência", destaca Barbosa.

Em relação à safra anterior, em 2023, a área cultivada com soja atingiu a marca de 69.572 hectares, demonstrando a relevância e o potencial da atividade agrícola na região.

Ferrugem Asiática da Soja: Um Desafio Constante

A ferrugem asiática da soja continua sendo uma preocupação central para os agricultores, representando a principal praga que afeta a cultura da oleaginosa. Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, essa doença pode se espalhar rapidamente entre as plantações através do vento, resultando em danos significativos. A desfolha precoce das plantas é uma das principais consequências, impedindo que os grãos de soja atinjam seu pleno desenvolvimento e afetando diretamente a produtividade.

Diante desse desafio, medidas de controle e prevenção tornam-se essenciais para proteger as plantações e garantir uma colheita saudável e produtiva. O engajamento dos agricultores, aliado ao suporte técnico oferecido pelas instituições competentes, desempenha um papel fundamental na mitigação dos impactos causados pela ferrugem asiática da soja.

Com a temporada de plantio em curso e os desafios conhecidos, os agricultores das Planícies Tropicais tocantinenses estão prontos para enfrentar mais uma safra, buscando superar obstáculos e contribuir para o crescimento sustentável do setor agropecuário regional.

373012

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias