Tocantinópolis/TO

Período de Isenção do Enem 2024: Garanta sua Inscrição Gratuita Agora!

Data do post: 15/04/2024 22:07:06   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoPara os estudantes que estão prestes a concluir o ensino médio, uma etapa crucial se inicia nesta segunda-feira, dia 15 de abril: o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2024. A Secretaria de Estado da Educação destaca a importância desse processo e convida todos os alunos elegíveis a garantirem esse benefício.

Os interessados devem acessar a página do Participante através do link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ utilizando o login Gov.br, e realizar a solicitação até o dia 26 de abril. É fundamental não perder esse prazo para evitar contratempos e garantir a participação no exame.

Além da isenção da taxa de inscrição, este período também abre a oportunidade para os estudantes que não puderam comparecer ao Enem 2023 nos dois dias de aplicação. Para estes casos, é possível justificar a ausência e solicitar novamente a isenção da taxa.

Quem tem direito à isenção? Estão incluídos alunos matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas registradas no Censo Escolar, aqueles que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em escolas particulares, e também pessoas pertencentes a famílias de baixa renda que possuem o Número de Identificação Social (NIS) no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do Governo Federal.

O resultado da solicitação de isenção e justificativa de ausência será divulgado no dia 13 de maio. Em seguida, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicará os editais com as datas de inscrição e realização das provas.

O Enem é mais do que um simples exame. É uma oportunidade que pode abrir portas para o ensino superior através de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Portanto, não deixe de garantir sua isenção e participar ativamente desse importante processo educacional em nosso país.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias