Tocantinópolis/TO

Agrotins 2024: Preparativos Em Pleno Vapor Para a Maior Feira Agrotecnológica Da Região Norte

Data do post: 24/03/2024 14:47:20   Imprimir  -  Compartilhar

O Tocantins está se preparando para sediar mais uma edição da Agrotins, a maior feira agrotecnológica da região Norte do país. Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com diversos colaboradores, os trabalhos estão a todo vapor para garantir o sucesso do evento, que está marcado para acontecer entre os dias 14 e 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas.

Com quase mil expositores confirmados no segmento agropecuário, a Agrotins 2024 promete ser uma verdadeira vitrine das últimas tendências e tecnologias do setor. A feira contará com unidades demonstrativas de campo, áreas para dinâmicas, estandes, praça de alimentação e muito mais.

O objetivo principal da Agrotins é impulsionar o desenvolvimento do setor agropecuário, destacando suas potencialidades e apoiando ações de pesquisa e tecnologia para o aumento da produtividade e sustentabilidade.

Para este ano, várias inovações estão sendo implementadas, visando oferecer uma experiência ainda mais enriquecedora para os participantes. A área da feira foi ampliada para 500 mil m², com mais de 200 mil destinados exclusivamente para exposição, permitindo maior participação de comerciantes e empresas. Além disso, o espaço dedicado às vitrines tecnológicas de sementes de grãos também foi expandido.

Um dos pontos altos da Agrotins é o Pavilhão da Agricultura Familiar, que contará com a participação de 80 expositores, representando os agroextrativistas e agricultores familiares de todo o estado. Produtos diversos, desde alimentos in natura até artesanato local, serão exibidos, evidenciando a riqueza e a diversidade da produção familiar no cerrado tocantinense.

Para garantir o conforto e a segurança dos participantes, estão sendo realizados investimentos significativos em infraestrutura. A pavimentação do Parque Agrotecnológico, com a construção de avenidas, ruas e estacionamentos, está em andamento, com um investimento total de mais de R$ 23 milhões, provenientes do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics).

A edição deste ano traz como tema central a Bioeconomia, destacando novas perspectivas para a produção agrotecnológica sustentável. A discussão envolverá a promoção de cadeias produtivas sustentáveis, o fortalecimento de parcerias público-privadas e o incentivo à participação de diferentes segmentos, desde pequenos produtores até grandes empresas, nos arranjos produtivos que envolvem a bioeconomia.

A Agrotins é uma realização conjunta do Governo do Tocantins, através da Seagro, Adapec, Ruraltins, Fapt e Tocantins Parcerias, em colaboração com empresas do setor agro, instituições de pesquisa e educação, e órgãos públicos. Juntos, estão empenhados em promover um evento que promova o desenvolvimento sustentável e a inovação no campo.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias