Tocantinópolis/TO

Reforçando a Luta Contra o Sarampo e a Rubéola No Tocantins: Dia S De Combate e Prevenção

Data do post: 13/03/2024 18:09:57   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNo combate incansável contra o sarampo e a rubéola, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), em conjunto com o Ministério da Saúde (MS), está promovendo uma ação crucial: o Dia S de combate ao sarampo e rubéola, agendado para quinta-feira, 14 de março.

Neste dia, os profissionais de saúde dedicados à vigilância irão se mobilizar nos diversos estabelecimentos comunitários, como residências, creches, escolas e locais de trabalho, com o objetivo de identificar ativamente pacientes suspeitos que tenham sido atendidos nos últimos 30 dias. Essa busca in loco permitirá a verificação dos sinais e sintomas dessas doenças, possibilitando uma intervenção precoce e eficaz.

Além disso, a vigilância laboratorial estará ativa, resgatando amostras anteriormente testadas para arboviroses, como dengue, cujos resultados foram negativos. Essas amostras serão submetidas a novos testes específicos para sarampo e rubéola, ampliando nossa capacidade de detecção e controle dessas enfermidades.

De acordo com Diandra Sena, gerente de Imunização da SES-TO, "essa estratégia adotada é uma das prioridades do Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, visando à certificação da eliminação do sarampo em nosso país. Cada profissional de saúde desempenha um papel fundamental, realizando buscas ativas em seus respectivos territórios, contribuindo para uma vigilância eficaz e identificando casos suspeitos que possam ter passado despercebidos pela vigilância".

É fundamental que os dados coletados durante o Dia S sejam apresentados à Vigilância Estadual até o dia 10 de abril deste ano. A pontualidade no envio dessas informações permitirá uma análise minuciosa dos resultados e a sua posterior remessa ao Ministério da Saúde, contribuindo para a manutenção da certificação de eliminação do sarampo.

Para preparar os municípios para essa importante missão, a SES-TO promoveu uma capacitação no dia 11 de março, abordando a importância e os procedimentos corretos para identificação, registro e vacinação contra a rubéola e o sarampo. Vale ressaltar que nos últimos anos, o Tocantins não registrou casos de sarampo e obteve um aumento significativo nos índices de imunização contra essa doença, demonstrando os esforços contínuos nessa batalha de saúde pública.

O sarampo, causado pelo vírus Morbillivirus, é altamente contagioso e pode ser transmitido diretamente através de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Embora possa afetar pessoas não vacinadas em qualquer faixa etária, é mais comum em crianças pequenas, devido ao desenvolvimento ainda incompleto do sistema imunológico nessa fase.

A primeira dose da vacina contra o sarampo é administrada aos 12 meses de idade, sendo essencial redobrar os cuidados com crianças menores de 1 ano, consideradas mais vulneráveis ao vírus.

Com a união de esforços e a adoção de estratégias eficazes como o Dia S, estamos fortalecendo nossa capacidade de prevenção e controle dessas doenças, visando assegurar a saúde e o bem-estar de nossa população. Juntos, podemos vencer essa batalha pela saúde pública!

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias